Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Bullying Virtual

“O que difere o Bullying virtual é que ele pode ser constante, 24 horas, sete dias por semana” Jeremy Blackman – NCAB.

E pior, ele pode ser extremamente “sutil” aos olhos da sociedade. Se você conversar com professores, pais, avós, cuidadores das crianças e adolescentes você ouvirá da boca deles denominações e enquadramentos sobre elas, e após isso, estarão tentando defendê-las, protege-las do Bullying.

Em quem os jovens se espelham? Nos adultos. Quando eles ouvem os adultos falando: “Mas pobrezinho do fulaninho, acho que ele é meio “tonguinho”. Entre outros tantos exemplos que deve ter vindo na sua lembranças ao ler esse comentário, pense em como os jovens repercutem esses “ensinamentos”? Nas redes sociais. Não apareceu nos noticiários, meios de comunicação e internet, mas o índice de suicídio com referência ao Bullying virtual é preocupante. Na clínica psicológica vem se tornando “comum” casos como esses, e certamente é um assunto que deve ser urgentemente debatido principalmente nos âmbitos familiar e escolar.

A rede social é um palco dos horrores; “Nossa que dramática essa Psicóloga”. Não me importo se você pensar isso, desde que você repense o que sente quando vê 90% das pessoas que você segue nas redes sociais enaltecendo a ostentação, o luxo, o conforto e a felicidade constante. Bem lá no fundinho você sente algo como: inveja, raiva e auto culpa. “Porque a minha vida é tão difícil? Porque as coisas não podem ser mais fáceis como daquelas pessoas que sigo nas redes sociais? Queria ter nascido naquela família!” Ah, caro leitor, AQUELA família também tem DIVERSOS problemas, dificuldades e ainda, falta de afeto, vivem uma vida de representação: “Vamos parecer uma família unida, feliz, forte e rica”. Isso é o sinônimo de sucesso hoje. Quem você conhece, com todas essas características citadas que nunca teve problemas, ou que vive com problemas? NÃO EXISTE: felicidade constante, vida fácil e tranquila. Todo mundo passa por dificuldade, por problema pessoal, social, familiar, escolar.

Então comecem a repensar o que vocês tem feito com os jovens ao afirmar pra eles, de várias formas sutis durante o dia a dia, que acaba gerando uma tristeza tão profunda a ponto de acharem que a vida é deles uma M*, e que não vale a pena ser vivida. SUICÍDIO, vamos falar sobre ele?

Paula R. C. Queiroz - Psicóloga CRP 07/23475

Formada em Psicologia (IMED/RS) - Pós-graduanda em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares (IMED/RS)

(054) 99701-3883 - Passo Fundo - RS

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027