Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Sintoma na família

Sintoma na família

“Quando alguém na família tem algum sintoma, é porque a família está precisando, naquele momento, aprender algum novo comportamento, fazer alguma remodelação no seu funcionamento ou mudar comportamentos que, mesmo que tenham sido úteis em outra etapa, agora são disfuncionais. Se for possível que a família faça essa avaliação, ela conseguirá, sem dúvida, mapear as alterações que trarão de volta o movimento, o funcionamento, a saúde e a alegria.” Solange Maria Rosset – Pais e Filhos.

Se for preciso, leia mais vezes esse primeiro parágrafo. Ele, basicamente quer dizer que a própria família tem o mapa para o seu tesouro. Mas nem sempre esse mapa fica em fácil acesso para todos os membros, então, quando a família procura ajuda na clínica com um paciente identificado, ou seja, paciente que tem o “problema”, que traz à tona essa disfunção familiar, fica claro que todos colaboram de alguma forma para estarem passando por esta dificuldade.

Desafio: Reúna sua família (os membros que moram na mesma casa) pegar uma situação X, e tentar entender como cada um colabora com aquele problema, provavelmente vocês encontrarão, nesta conversa, soluções para a resolução. Pois ao mesmo tempo em que eu compreender o que venho fazendo, de forma individual (não apontar o dedo para o outro, concentre-se em você) vou ter uma noção clara de possibilidade de mudança. Saiba que, esse desafio pode ser aplicado diversas vezes para a mesma situação, pois como estamos habituados – no automático – a funcionar da mesma forma à um bom tempo, provavelmente levaremos um longo tempo para modificar as nossas atitudes, aos poucos, a mudança vai acontecendo. Não tenha pressa, tenha paciência, consigo e com os outros.

A família, quando se encontra em uma fase disfuncional é porque está dificuldades, rigidez, com alguma mudança de ciclo, seja ela qual for, é novidade, ou é algo maçante que não se aguenta mais. A família tem o poder de criar um problema, e de solucionar ele.

Siga no INSTAGRAM: @psicopaulaqueiroz

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027