Carnaval magnífico!

Coluna escrita Sueli Gehlen Frosi – Membro da Academia Passo-Fundense de Letras

O desfile das Escolas de Samba no Brasil é muito mais do que espetáculo. Cada agremiação percorre a avenida desenvolvendo profundas pesquisas históricas ricamente representadas em forma de alas, comissões de frente, carros alegóricos, fantasias, embalados por sambas enredo.

Os temas apresentados representam o presente, o passado e o futuro da humanidade. A riqueza das representações que desfilam para o Brasil e para o mundo deveria merecer narrativas televisivas muito mais respeitosas e contundentes. É marcante a superficialidade emprestada por parte dos apresentadores, que enfatizam só o espetáculo. A falta de empenho em estudar com profundidade o que cada desfile traz é subestimar a inteligência de quem assiste. As narrativas pobres premiam, antes de tudo, celebridades trabalhadas durante meses, para que mostrem mulheres e homens irreais, de corpos perfeitos, destinados a deslumbrar turistas acostumados a ver o Brasil superficialmente.

Somos um povo rico, miscigenado, inteligente e, mesmo assim, nossa voz é sequestrada. Uma TV alemã tomou o rumo contrário e percorreu o sambódromo fazendo perguntas contundentes, cuja pertinência permitiu que os foliões provassem que sabiam o que sua escola estava representando, qual o discurso do samba enredo, qual o espírito que movia aquela multidão. Ficou provado que, ao invés de informar, as narrativas brasileiras permaneceram na superfície do desfile, enfatizando o raso, o que não educa, o que não diz nada.

Uma concessão pública deveria usar seu espaço milionário como veículo de educação, de respeito pela ética e para promover a cidadania. Uma pena o desperdício criminoso de horas e horas de transmissão, cujo objetivo alienante despreza a cidadania.

As comunidades, ou favelas, mostraram coerência e sabedoria nos depoimentos à TV alemã, quando enfatizaram a precarização das relações de trabalho, o cansaço com relação ao governo, a aversão que têm ao presidente vampiro, tão bem representado pela Tuiuti. Mostraram pessoas mergulhadas no lixo, temerosos de que a escravidão ainda não abolida, esteja à espreita de forma escancarada, graças a políticas públicas equivocadas.

Enfim, não há forma mais contundente e bonita do que o Carnaval, para mostrar a brasilidade, aquela que pensa, que sente na carne todas as mazelas sociais, que trabalha muito, que sofre em filas de hospitais, que passa muitas horas por dia em trens e ônibus no caminho do trabalho. Todos eles merecem beleza e diversão, mesmo por poucos dias.

O carnaval é uma forma magnífica de exaltar o povo brasileiro. O que preocupa é a legião de meninas e meninos que, equivocados pela propaganda da superficialidade, perseguirão doentiamente corpos perfeitos, mulheres dando à luz crianças sem pai, homens encorajados a ver as mulheres como objetos e tomando-as como propriedade de qualquer um.

Merecemos mais respeito! Merecemos novas narrativas! Merecemos o espetáculo, mas não da forma pobre como é mostrado.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027