Bem vindo 2018

Bem vindo 2018

Taisa Schleder Diverio - Coordenadora DM na Sala de Aula

Outro dia estava com um furador de papel na mão, pretendia perfurar alguns papeis para organizar um portfólio quando percebi que alguém me observava. Acontece sempre quando pego a tesoura, o grampeador, a pistola de cola quente... Após as devidas observações ela chega bem pertinho e diz que está olhando porque quer aprender, que quer fazer igual quando crescer, quer ser professora!

Pensei em contar pra ela todos os contras, as dificuldades da profissão, o cansaço que nos acomete todo final do dia, a falta de recursos e de estrutura... a desvalorização. Mas olhei para aqueles olhos brilhando cheios de vontade de aprender e não tive coragem de enterrar um sonho, ainda mais de uma criança de 5 anos de idade.

Disse que ela poderia sim ficar ao meu lado, que poderia olhar... aprender! Desde este dia tenho uma loirinha, cabelos cacheados com aproximadamente 1 metro como sombra.

Este episódio me fez pensar no futuro da educação. Um dia eu já sonhei assim como ela em me tornar professora enquanto participava das aulas de artes da Professora Eloisa e de ciências da Professora Glaucia lá no “coleginho” da Cohab Secchi. Áreas que ainda me fascinam... Pensei no tamanho da responsabilidade que tenho, no exemplo que estou passando e nas vidas que estou formando.

Se buscarmos um sentido para a educação diríamos que é o meio pelo qual os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a outra. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo. Sendo assim minha aluna ao presenciar e viver estas experiências esta aprendendo, formando hábitos e costumes e eu sou responsável por boa parte disto.

Não podei o sonho dela, nem teria coragem pra isso! Preciso que ela apaixone-se por este universo, que queira saber cada dia mais. Que aprenda a valorizar o educador, respeitar e levar para a sociedade o que ela aprendeu. Que descubra que esta caminhada é longa, que aprendemos todos os dias e morreremos sem saber tudo. Que é preciso esforço, que ser graduada em Educação é uma vitória e que a profissão não é vergonha pra ninguém. Que ela será responsável por outros tantos profissionais e que irá carregar cada um dos seus alunos em um compartimento secreto no cantinho esquerdo do peito.

Na minha caminhada já se passaram mais de 20 anos e eu ainda me recordo dos exemplos que tive e do rostinhos dos primeiros alunos. Hoje a frente do DM na Sala de Aula e na docência da Educação Infantil agradeço por ter motivos pelos quais escrever e continuar.

Desejo um ano de vivências, conquistas e aprendizados. Que tenhamos motivos para continuar mesmo que a correnteza insista contra nosso pequeno barquinho.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027