Adolescência: Fase de Transições e Mudanças

O adolescer é um tema recorrente entre todos os profissionais da saúde e da educação. Sabe-se que esta fase desenvolvimental da vida fica intrinsecamente relacionada entre a infância e a vida adulta. Assim, a adolescência vem permeada de grandes desafios, mudanças físicas, psicossociais, afetivas e psíquicas.

Sendo o período de transição entre a infância e a vida adulta, a adolescência marca o luto da perda do corpo infantil para possuir o corpo adolescente e, posteriormente, adulto. Todo esse processo envolve uma série de transformações, nas quais é preciso que o adolescente se desprenda também dos modelos inseridos pelos pais para se aventurar e se haver diante do seu próprio mundo interno, através do reconhecimento de suas próprias ideias e vivências. Isso quer dizer que o adolescente tem a difícil tarefa de tornar-se independente e, assim, construir sua própria identidade.

Diante do processo da construção da independência, crescimento, amadurecimento e de identidade, a separação do adolescente em relação aos ideais dos pais presume o abandono da ideia de que a sua satisfação siga internamente ligada à necessidade da realização dos desejos desses pais. Agora, o novo desafio é perceber, entender e sentir, que podem ir em busca de suas próprias satisfações e desejos - que independem dos desejos dos pais - ou seja, necessitam perceber que desejam algo para além dos ideais propostos, construídos e idealizados pelos pais. Como podemos perceber, esse processo da passagem e perda do corpo infantil para se inserir no corpo adolescente e posteriormente adulto, também envolve a perda da identidade conhecida até então - carrega consigo uma série de dúvidas, de angústias e medos, assim, existe uma intensificação da necessidade de vivências grupais, do aumento do senso crítico e da necessidade de se diferenciar dos ideais propostos até agora, que muitas vezes são vistos através dos “atos” ditos “rebeldes”, “contraditórios” e de “rebelião”.

Calligaris (2000) diz que os adolescentes vivem uma fase de angústia por terem a difícil tarefa de tomarem conta de sua existência e se lançarem para além dos portões da vida familiar. Isso tudo permeado por uma espécie de metamorfose que emerge em seu corpo. Posto isto, sabe-se que o adolescente precisa seguir o seu caminho, buscando reconhecer suas próprias identificações, ideais, vivências e ideias, mas, por outro lado, é preciso reconhecer que este novo olhar sob o mundo é influenciado através do relacionamento parental que ele pôde vivenciar no período da infância. Com isso, uma adolescência saudável implica no reconhecimento de que sua estruturação começa na infância e que essa fase transitória de dúvidas, insegurança, medo e angústias, talvez possa indicar a necessidade de ser acompanhada por um profissional da área da psicologia, à medida que o direcionamento para a fase adulta se inicia e se completa durante o adolescer - fase desenvolvimental marcada por diferentes e inúmeras transições.

Escrito por Bruna Bona Goelzer - Psicóloga Clínica Especialista em Orientação Analítica (CRP 07/24797) – Atendimento Infantil, Adolescente e Adulto - Contato pelo endereço: rua Capitão Eleutério, 610 – Ed. Centro Executivo – Sala 503 - Passo Fundo/RS ou pelo telefone (54) 9 91903773

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027