Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Com rivalidade, sem fanatismo

Coluna escrita pela jornalista Daniele Freitas

Cinco a zero. Cinco a um. Três a um. Os três últimos placares pela Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, respectivamente, mostram que o Grêmio chega para o clássico deste sábado (12) com confiança de sobra. Isso é, ao mesmo tempo, um trunfo e um inconveniente. Tudo depende do modo como o time de Renato Portaluppi lidará com a responsabilidade de buscar o resultado positivo em casa. Cá pra nós, não há discussão sobre o fato de o Grêmio ser, no momento, muito mais time que o Internacional. Contudo, o Gre-Nal, como o velho clichê futebolístico nos lembra, é sempre uma caixinha de surpresas. E em clássico, meu amigo, mais que em qualquer outra partida, favoritismo não ganha jogo.

Diante do retrospecto recente, o torcedor tricolor se vê motivado para apostar em um placar elástico no confronto contra o maior rival – o que é totalmente compreensível. Particularmente, não compartilho do mesmo otimismo. Há muitos fatores que entram em campo na disputa de um clássico: muitos deles sequer estão ao alcance das quatro linhas. Para o time que está embalado, a vitória se torna quase uma obrigação; já para quem não vive um bom momento, essa é uma boa oportunidade para recobrar a confiança do grupo - até porque vencer um Gre-Nal é sempre uma conquista revigorante.  No caso do Tricolor, há uma motivação extra para buscar os três pontos: homenagear o ex-presidente do clube, Fábio Koff, que faleceu na última quinta-feira (10), em Porto Alegre.

E quero, neste espaço, usar justamente a despedida do dirigente campeão mundial em 1983 para ilustrar um comportamento que precisa estar presente em mais este clássico: a noção de que a rivalidade existe, mas na esfera do campo. Em um gesto extremamente respeitoso, a direção colorada emitiu uma nota de profundo pesar pelo falecimento de Koff, indicando que, por solidariedade à família, a amigos e a toda torcida gremista, a bandeira do Internacional ficaria a meio mastro. Essa é a essência do esporte – e que deveria ser a de todo ser humano também: entender os limites da paixão por um clube, o que, por obviedade, não comporta o fanatismo.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027