Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

A CIA, Geisel e nossa ditadura de estimação

A demoníaca CIA – credo, como os americanos sabem sobre a gente! – diz que o general Ernesto Beckmann Geisel, gaudério de Bento Gonçalves que presidiu o País de 1974 a 1979, não apenas sabia como autorizou eliminar aqueles que eram chamados de subversivos durante o regime militar.

Neste Brasil esquisitão, onde é comum encontrar pessoas que idolatram sua ditadura de estimação e, logicamente, seu ditador preferido, essa revelação, por várias razões, chega numa boa hora. Afinal, podemos nos convencer, finalmente que ditadura é ditadura e ponto final.

Primeiro porque é incrível a quantidade de brasileiros que defendem sem pudor, a volta de um regime de força, o retorno dos militares ao poder. Sim, o Brasil virou essa bagunça nas mãos de incompetentes que nos governam desde a redemocratização em 1985, mas acreditar que uma ditadura é a saída significa não ter aprendido lição alguma. Mal comparando, parecemos crianças crendo em bicho papão.

Nesse sentido torcemos para que essa informação a CIA produza desconforto generalizado e gere debate frutífero que nos convença de vez que a democracia é uma das maiores conquistas da humanidade.

Não será tarefa fácil chegar a esse ponto, pois, de maneira impressionante, ainda cultuamos com indisfarçável fervor, um ditador: Getúlio Vargas, outro gaudério, este de São Borja. Pode? Por baixo, ainda é tido como o pai dos pobres! Quer dizer, eis um ditador de estimação de milhares de brasileiros. Tem quem crê ser impossível encontrar cidade do País que não tenha rua, avenida, escola, associação com o nome de Getúlio Vargas. Já Avenida Castelo Branco, não pode!

Não será fácil, ainda, chegar ao ponto de defendermos com unhas e dentes a democracia porque os mesmos brasileiros ilustres que condenam a ditadura de 1964 defendem com fervor ditaduras alhures. Não está no gibi o número que não esconde ser fã de carteirinha de tiranos como Fidel, Guevara, Mao, Stálin, Kim Jong Um e até desse cavernoso do Maduro. Em escaninhos ainda tem quem cultue Hitler e Mussolini!

Mais, como morto-vivo travestido de messias outro gaudério, este ali da Lagoa Vermelha, perambula pela montado em vassoura de bruxas estimulando a luta de classe em busca da implantação da ditadura do proletariado; até com incentivo da “vox Dei” que, aleluia, emana de templos religiosos que não saíram do medievo...

A tarefa de transformar a democracia unanimidade entre nós é difícil, também, porque infantilizamos nossos debates rotulando simploriamente nossas opções entre esquerda ou direita! Óbvio que não chegaremos a nada duradouro enquanto essa esquizofrenia que permeia os debates persistir. E, outra tragédia, estamos impedindo que os jovens que estarão no poder amanhã possam cultivar, agora, algum tipo de utopia que não seja bolorenta: somos criminosos por continuar passando ao jovem do terceiro milênio a mesma utopia que nos passaram nos anos de 1950/1960. E escondendo que o caos instaurado no Brasil advém disso.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027