Coluna edição 05/07/2018

Debates

Em dia sem Copa do Mundo – com foi ontem e será hoje – questões paralelas passam a tomar conta dos debates e viram evidência. Não são pontos ligados ao jogo em si, mas geralmente ao entorno de cada partida. É o caso, por exemplo, na postura adotada pela comissão técnica do Brasil em 2018. Tite e seus auxiliares optaram por liberar, principalmente após cada jogos disputado, os jogadores para sua folga. Que pode ser feita em família ou com os amigos. Muita gente repreende, entendendo que tal contato pode tirar o foco da competição. Outros entendem que é benéfico, pois traz um pouco de tranquilidade à rotina de concentração em hotel. E você, é contrário ou a favor?

Modelos

Na verdade, o Brasil já adotou claramente os dois modelos de concentração em sua vitoriosa história de Copas. Sob comando de Carlos Alberto Parreira, construiu uma verdadeira fortaleza em Los Gatos, na disputa da Copa do Mundo de 1994. Fechados em si, os jogadores venceram a crítica e levantaram o tetra. O oposto foi feito em 2002. Na Copa da Coreia e Japão, os jogadores ficavam concentrados em hotéis comuns. Havia contato com “o mundo externo”, mesmo seguindo algumas regras da chamada Família Scolari. Resultado? Penta.

Weggis, 2006

Agora, de longe a pior concentração adotada pelo Brasil foi para a Copa de 2006. Ironicamente tendo Parreira como técnico, o time estava em Weggis, uma pequena cidade suíça e próxima à Alemanha. Ali aconteceu de tudo. Os treinos eram abertos ao público e, não foram poucas vezes, havia invasão de gramado em plena atividade. Resultado? Mesmo com o “quadrado mágico” de Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano, o hexa não veio. 

Neymar

Quero aproveitar e expor alguns dados interessantes sobre Neymar na Copa do Mundo. O camisa 10 as Seleção, de acordo com os números divulgados pela FIFA e que a gente traz em reportagem hoje, é o jogador que mais sofreu faltas até aqui na competição. Neymar já levou 23 faltas. Para efeito de comparação, o segundo no ranking de caçados é Messi, com 15. Ou seja, Neymar cai com razão. O problema é teatralizar cada queda, aumentando a cena em si. Se Neymar caísse com menos drama, penso que ganharia em simpatia junto ao torcedor.

O esquema

O Brasil faz amanhã uma importante decisão e saberá, ao final da partida contra a Bélgica, se volta para casa ou vai disputar a semifinal em São Petersburgo. Assim, notamos que falta pouco para o almejado hexa e pelo menos uma questão ainda segue em aberto na escalação do time. É Gabriel Jesus, um camisa 9 que não marca gols, mas é muito elogiado pela disponibilidade em ajudar os companheiros na marcação. Aliás, o modelo onde todos defendem é o mais adotado por Tite desde os tempos em que dirigia clubes. Assim foi no Caxias campão gaúcho de 2000, no Grêmio da Copa do Brasil de 2001, no Inter da Sul-Americana 2008 e no Corinthians da Libertadores/ Mundial de 2012. No esquema atual, apenas Neymar não tem a responsabilidade de voltar tanto (embora marque a saída de bola adversária), enquanto Gabriel Jesus é visto, por vezes, como um lateral-esquerdo. Por aí entende-se a condição de titular do atacante do Manchester City.

Uruguai

Com a dupla Cavani/ Suárez, o Uruguai é indiscutivelmente uma das favoritas ao título. Na minha visão, trata-se da melhor dupla ofensiva da Copa. Ocorre que o Cavani está lesionado e tem a real ameaça de ficar fora da partida de manhã, contra a França. Sem o camisa 21, o Uruguai passa a ser um time comum, embora mantenha o seu aguçado sentido de marcação. Com Cavani e Suárez, o Uruguai faz frente a ótima França. Sem um deles, passa a ser presa fácil.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027