Coluna edição 11/07/2018

Jogo de hoje

Se a gente tivesse que fazer um prognóstico antes da Copa, dificilmente alguém apontaria que uma das semifinais seria Inglaterra x Croácia. Os ingleses até chegaram à Rússia com uma geração promissora (e que tem no encalço títulos em seleções de base). Houve uma clara aposta doméstica, com todos os convocados atuando no Premier League, mesmo que em equipes de segundo escalão. A Inglaterra não era favorita ao título, mas já se esperava um bom desempenho. Agora, a Croácia sim, eis a surpresa da Copa. Embora tenha jogadores em grandes clubes, como Modric e Rakditc, os croatas colecionam campanhas fracas em copas. Afora o 3o lugar de 1998, nada de mais ocorreu. Mas em 2018 parece ser diferente, a começar pelo baile de 3x0 sobre a Argentina. Como tem jogadores criativos (e estou acompanhando o voto do amigo Grégori Colombo aqui ao lado), não me surpreenderá mais se a Croácia passar hoje pela Inglaterra.

A outra

França e Bélgica, em algum momento, encantaram nessa Copa do Mundo. Chegaram à semifinal prometendo um grande jogo, que seria realizado ontem. Mas não. Jogaram menos do que poderiam e a classificação da França a coloca na final. É um time interessante, com base na força física e na velocidade. Pode definir, assim, um novo modelo de futebol, como foi o tik-taka da Espanha em 2010. Agora, a Bélgica: de novo a aclamada geração fica pelo caminho.    

Neymar I

Pois não adianta, o assunto sempre acaba chegando em Neymar. Logo após a eliminação brasileira, o coordenador técnico Edu Gaspar concedeu uma entrevista coletiva. Nela, tratou de alguns temas, entre os quais as críticas recebidas por Neymar. Gaspar disse que “não é fácil ser Neymar”, devido à grande pressão. Ora, você só cobra de quem sabe que poderá ter resultados. Neymar surgiu como grande craque e foi apontado como possível melhor jogador da Copa. Mas naufragou. Começou mal, melhorou aos poucos e saiu de cena entregando muito menos do que poderia. Fora as pressões pelo desempenho apenas tímido, Neymar virou sinônimo de chacota. Existe, no exterior, o chamado “Neymar Challenge”, que consiste em cair no chão e se contorcer. Virou moda no México e na Europa. Tudo porque o camisa 10 teimou em cultivar o péssimo habito de simular dores em faltas recebidas. É dose.

Neymar II

Na bem da verdade, Neymar passa a impressão de viver em uma redoma. Não sabe lidar com críticas e nem questionamentos. Faz o que quer, pois não tem ao seu lado alguém que o ponha na linha. Neymar não é nenhum garoto, deveria ser um homem, afinal de contas tem 26 anos. E, Edu, ser pressionado e saber trabalhar com isso deveria ser obrigatório para Neymar. Você, que está lendo esta coluna, sabe qual o salário do brasileiro no PSG? Apenas para jogar futebol, ele recebe 38 milhões de euros por ano – o que dá aproximadamente R$ 170 milhões. É mais do que ganhará Cristiano Ronaldo na italiana Juventus. Realmente, deve ser muito difícil ser Neymar.

Homenagem

Ontem foi um dia lamentável, triste mesmo. Toda a família Diário da Manhã (porque nos sentimos assim, como uma grande família) perdeu a Dona Clélia Fontoura Martins Pinto. Emocionante saber, através dos depoimentos colhidos pleos colegas de redação, que a imagem da Dona Clélia na comunidade era – e ainda é – e melhor possível. E,no final das contas, é isso o que se leva da vida: a melhor imagem possível. Descanse em paz, Dona Clélia.     

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027