Tempo esquisito para negócios e...

Quando se diz esquisito para definir algo não conseguimos ser precisos, exatos, é difícil ir diretamente ao ponto central. Os diferentes dicionários têm uma enxurrada de definições. Vai do não usual, do fora do comum, do raro, do excêntrico, do estrambótico e passa pelo bisonho, pelo rabugento, pelo impertinente e chega ao adoentado, ao feio, ao lugar ermo, ao deserto, ao impertinente. Por isso, talvez, estejamos num tempo tão esquisito, pois no fundo, no fundo fica muito difícil de defini-lo, de entendê-lo.

Por outro lado, se levarmos em consideração essa enxurrada de sinônimos em conjunto é possível, talvez, chegar perto do que efetivamente esquisito quer dizer e, a partir disso, clarear como é este tempo que estamos vivendo. Talvez não, e dai? Bem, dai podemos apelar para um tempo rabugento, tempo estrambótico, tempo bisonho e assim por diante. Cada um é livre para fazer sua escolha.

Exemplo de coisa esquisita? Vejam, aprendi com os da roça – vocês sabem lá na colônia não havia outras possibilidades – que o mérito tem grande valor em si. Que quanto mais colocarmos em pauta a meritocracia mais justa, mais prospera pode ser a sociedade onde devemos viver. Isso está em pauta entre nós? No Brasil há campanha forte, densa, profunda, contra a meritocracia sem que calculemos qual o preço a pagar por isso no amanhã. Que que é isso companheiro? Está me estranhando?

Outra coisa, o que fazer com as pessoas talentosas? Precisamos pensar nisso, hoje as pessoas talentosas se tornaram problema sério, não há mais como suportá-las.

A droga é o seguinte: adoro alface, ainda mais com sal, azeite de oliva de baixa acidez e vinagre de vinho tinto. E quem está disposto a plantar alface para abastecer minha necessidade? Quem vai plantar, cuidar as pragas, colher, lavar e colocar alface no meu prato de graça. Ninguém faz isso hoje em dia, o cara que planta alface já vai pra horta pensando no meu dinheiro. É assim com o cara que planta moranguinho, batata, cebola, faz sapato. Onde estamos, ninguém quer trabalhar de graça hoje em dia?

Outro exemplo? Não vamos longe e podemos até apalpar a sensação vigorante no Brasil de que levantar cedo, arregaçar as mangar, ter disciplina, criatividade, ousadia, iniciativa, disposição para enfrentar riscos é pecaminoso, condenável, execrável se o individuo conseguir ganhar muito dinheiro por causa disso. Estamos na fase em que ser empresário de sucesso, por exemplo, não é politicamente correto.

Talvez seja hora de perguntar: afinal, quem é esse tal de empresário?

Na minha mente vem o exemplo do cidadão que arrumou uma grana emprestada e investiu enquanto seus colegas iam à reunião dançante, ao cinema, tomar cerveja, jogar bola ele trabalhava como um mouro. Acompanhei a trajetória do vivente. Ele foi fundo (essa é uma regra universal que ainda se aplica hoje em dia, quem tem empresa trabalha mais do que a maioria) abriu um negócio, não teve hora nem dia para trabalhar, empregou um montão de gente, sempre pagou em dias seus funcionários, a luz, a água e os impostos. Ele nunca deixou de estudar, de se atualizar, no inicio não tirava férias, o sábado também era sagrado para o trabalho, no domingo a tarde conferir o que deveria fazer segunda e o negócio ficou grandão, bem grandão, dando-lhe um ótimo retorno.

Pois é, recentemente o encontrei triste, porque alguns amigos o chamaram de explorador. Perguntei: quem? Logo identifiquei que um grande festeiro e outro que fez fortuna só atuando na politica e...

Foi ai que me dei conta que estamos vivendo um Brasil muito esquisito, para meu gosto exageradamente esquisito...

* Membro da Academia Passo-fundense de Letras

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027