Especial | 3° RPMon: 85 Anos

3º RPMon celebra a história

3º RPMon celebra a história
Foto: Matheus Moraes / DM

Data comemorativa é o momento para relembrar a trajetória da Brigada Militar em Passo Fundo e região

O 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), que abrange 22 municípios e detém sua sede em Passo Fundo, completou 85 anos de existência na última quarta-feira (7). Com uma história recheada de mudanças e missões cumpridas, o efetivo policial atual conta com 360 militares, entre homens e mulheres. A Brigada Militar realiza o policiamento ostensivo montado com três esquadrões. Durante a semana, algumas atividades marcaram a data comemorativa, confira as imagens na página 4 deste especial.

O 3º RPMon conta com assessoria administrativa, financeira, operacional e de logística. A sede é localizada em Passo Fundo por ser a cidade com maior área territorial e população na região. Em seguida, aparecem Marau e Tapejara como os maiores municípios dentro da região de abrangência.

A data marca a história que a Brigada Militar tem com Passo Fundo e região. Para o tenente coronel André Idalmir Savian Juliani, o momento é de celebrar por todos que fazem e fizeram parte da corporação. ''Comemoramos com orgulho. Relembrando o trabalho que nossos policiais têm realizado nos últimos anos, sobretudo os que estão na ativa, labutando ao nosso lado. Sem esquecer, claro, daqueles que já passaram pelo Regimento, que estão hoje na reserva remunerada, na inatividade da BM, que fizeram um belo trabalho e deixaram o 3o Regimento como herança'', ressalta.

A herança relatada pelo tenente coronel Juliani também é reflexo do trabalho realizado pelos policiais antigos. Ele conta que hoje o 3o RPMon consegue realizar as suas atividades pelo legado deixado por quem já deixou de existir. ''É um momento de rememorar todos aqueles que não estão mais conosco em plano terrestre. Policiais que nós temos muito orgulho na nossa história. Essas comemorações marcam e valorizam o trabalho da BM, que trabalha para o desenvolvimento de Passo Fundo e região'', afirma.

O comandante Juliani conta que a Brigada Militar vem cumprindo com a sua missão. ''Buscamos trabalhar com inteligência policial, na análise da criminalidade, fazendo com que a prevenção seja o foco, evitando que ocorra crimes e outras infrações penais'', acrescenta.

Dentro do 3o RPMon existem alguns princípios de policiamento, como a Polícia Montada, o 3o Batalhão de Operações Especiais (BOE), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Bike Patrulha, Núcleos de Policiamento Comunitário e o Pronto Atendimento. Além disso, contam com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária, 3o Batalhão Ambiental da Brigada Militar eComando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO/Planalto).

Entenda cada setor:
Policiamento montado: É a origem do 3o RPMon. Esse setor está presente nas principais capitais do mundo. Os policiais são encaminhados para eventos especiais do município, como feiras e procissões. Diariamente, a polícia montada realiza a segurança em praças e onde há aglomeração de pessoas, sobretudo na Avenida Brasil e nos bairros da cidade.

3° Batalhão de Operações Especiais: Efetivo especializado, com constantes treinamentos e respondem à criminalidade. Esse trabalho é direcionado para atividades especiais com maior preparação, para agir em casos de roubos a agências bancárias e estabelecimentos com quadrilhas organizadas.

Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM): Policiais que se deslocam com agilidade para dar a pronta resposta à comunidade com rapidez. Maiores ocorrências acontecem na área central de Passo Fundo e nos bairros.

Bike Patrulha: vigilância de alguns policiais de bicicletas pela área central de Passo Fundo, onde há maior concentração de estabelecimentos comerciais.

Núcleos de Policiamento Comunitário: atuam junto aos bairros, protegendo os moradores e participando de eventos culturais, sociais e esportivos.

Pronto Atendimento: atende às ocorrências oriundas de ligações pelo telefone 190. As viaturas se deslocam para dar o primeiro apoio à comunidade.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027