Especial | Dia do Médico - 2015

Tal pai, tal filho

Tal pai, tal filho
Foto: Arquivo Pessoal

“Desde criança lembro-me da vontade de ser médico. Sempre gostei de conversar e poder melhorar de certa forma a vida das pessoas”, e assim será. Eduardo Madalosso Zanin, poderá melhorar a vida de muitas pessoas, e a vontade de ser médico, deverá ser realizada em breve. “Meu pai me possibilitou ver a realidade médica de uma forma mais palpável, levando-me a hospitais e suas rotinas. Após ver minha primeira cirurgia, apaixonei-me ainda mais pela profissão e pela especialidade, a qual pretendo seguir”, conta, ao ser questionado sobre o incentivo que recebeu do pai, também médico.

Morando em Porto Alegre, Eduardo está no décimo semestre do curso, e destaca que é mais fácil a escolha e seguir a profissão quando se tem um profissional em casa, como no caso, seu pai. “Ao termos alguém próximo, querido e semelhante que já trilhou o caminho qual estamos começando temos um exemplo claro de como será a rotina e a vida futuramente. Uma vez que vemos nossos exemplos felizes, bem-sucedidos e em equilíbrio no tripé família-amigos-trabalho, temos respaldo e confiança para fazer os sacrifícios que a formação médica exige constante e diariamente com menos espaço para dúvidas e incertezas”, salienta.

Com 21 anos, ele cursa Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e revela sua expectativa com o futuro profissional. “Terminar minha formação médica com o privilégio da tutoria de quem, além de já ter trilhado um caminho semelhante, conhece minhas aspirações como profissional e pessoa – meu pai. Em um futuro próximo, pretendo iniciar minha carreira em uma área que possibilite conviver junto à minha família, não por comodidade, mas sim pela satisfação de fazer o que mais gosto com quem mais amo”, finaliza.

Pai satisfeito e orgulhoso
Aos 50 anos, todo orgulhoso, Ricardo Zanin, pai de Eduardo, escolheu a profissão por influência de seu tio e padrinho. “Médico em Caxias do Sul, exerceu forte influência na minha ambição de ser médico. Inicialmente sem uma área de atuação definida, somente após o andamento do curso que veio a opção da área da Cirurgia”, conta. Médico há 28 anos, se considera realizado com a escolha do filho, sem seguir seus passos profissionais. “Tenho muita satisfação e orgulho que meu filho tenha escolhido trilhar o mesmo caminho. Acredito que o fato de ele vivenciar a alegria e a satisfação que a medicina me proporciona tenha exercido uma grande influência na escolha dele”, destaca.

Segundo ele, a formação de um bom profissional médico é longa (seis anos de faculdade, dois anos de residência médica e dois anos de especialidade). “Após esse longo trajeto, o jovem médico quer finalmente trabalhar, colocando em prática tudo o que aprendeu, trabalhando muito para encontrar o seu espaço no concorrido meio profissional, em que os mais preparados prosperam. Isso não mudou nesses anos de exercício profissional: o que aumentou foram as dificuldades, o enfraquecimento das instituições de saúde. Trabalho, dedicação e um bom relacionamento do médico com o seu paciente continuam sendo a chave do sucesso”, comenta.

Para os futuros profissionais, principalmente seu filho, Ricardo quer deixar o exemplo de uma medicina baseada na boa relação do médico com o seu paciente. “Em que o ato médico é valorizado não somente quando existe sucesso no tratamento realizado, mas também quando se amparam os doentes no momento em que a medicina não mais pode ajudar”, justifica, comentando o que há para comemorar no Dia do Médico. “Comemorar a boa medicina realizada pelos médicos e hospitais na Cidade de Passo Fundo, referência na região, bem como comemorar a grande realização profissional e pessoal que a medicina tem me proporcionado”, pontua o médico.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027