Especial | Dia do Dentista - 2015

Carreira concorrida e formação continuada

Carreira concorrida e formação continuada
Foto: DM

Por ser uma profissão com carreira concorrida, a odontologia não descarta a educação continuada. A exigência dos pacientes é o que regula o profissional.

“No Brasil existe uma proporção confortável de profissionais formados para cada habitante, quando comparado aos países da Europa e América do Sul. Estamos entre os melhores dentistas do mundo. Temos o maior número de cursos de Odontologia da América do Sul e as melhores capacitações profissionais, tanto que o dentista brasileiro é procurado, inclusive por pacientes que moram na Europa e viajam para o Brasil para realizar tratamentos. Não só pelo preço que é relativamente acessível, mas pela qualidade técnica do CD brasileiro. A carreira de Cirurgião-Dentista é uma ótima opção profissional, é altamente gratificante porém é bastante concorrida como em algumas áreas da saúde”, ressalta Lodi.

Agilidade e confiança
Além de ser um profissional extremamente qualificado, o cirurgião-dentista brasileiro tem ao seu dispor uma gama de artifícios tecnológicos que proporcionam cada vez mais rapidez na resolução de problemas, principalmente estéticos, o que não acontecia há algum tempo.

“A evolução dos materiais odontológicos estéticos trouxe melhoras tanto para o paciente, quanto para nós profissionais. Para aqueles pacientes que não tem muito tempo, as ações estão sendo otimizadas, com rapidez. E a integração com o laboratório protético permite entregar em menor tempo, reabilitações orais extensas em que um paciente tem suas próteses instaladas logo após a cirurgia, ou em algumas semanas. Isso se tornou aceitável e é possível para aqueles profissionais qualificados, que observam todos os preceitos de biossegurança e tem domínio da técnica. E, é claro, que os custos destas vantagens que a ciência oferece, tem preços diferenciados como toda nova tecnologia que é lançada”, informa.

Dentistas ajudam pacientes que sofrem de ronco
A Odontologia do Sono se propõe a tratar quem sofre com apneia leve, ronco e bruxismo. De acordo com Leodinei Lodi, este tema, é assunto de um curso da V Semana Acadêmica do Curso de Odontologia, que acontece de 26 a 30 de outubro. “Estaremos recebendo um profissional altamente qualificado para exposição e debate deste tema que é resolvido parcialmente com a Odontologia, e em alguns casos envolve a necessidade de tratamento multidisciplinar, como controle da dieta, perda de peso, cirurgias bucais, uso de aparelho intraoral e ou aparelho de suporte de oxigênio. Aproveito para convidar aos profissionais da região para se fazerem presentes neste evento acadêmico que está trazendo informações de profissionais importantes do cenário nacional e que estarão conosco na URI discutindo questões relevantes da Odontologia atual”, propõe.

Profissional completo
Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área da saúde e alinhado ao SUS, a URI forma um cirurgião-dentista apto à prevenir, diagnosticar e tratar das doenças do sistema estomatognático, de forma não segmentada em relação ao paciente. O CD formado na URI é um profissional com formação generalista, porém de caráter humanista, crítico e reflexivo, pronto para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

“A característica principal do CD formado na URI é a habilidade de trabalho clínico aliada à capacidade de trabalho em equipe. Nós desenvolvemos no aluno, através de extensa carga horária em práticas, a habilidade de diagnóstico e intervenção oportuna, pautada na capacidade crítica de visualização e integrada com a equipe profissional.

Com certeza a oportunidade do aluno URI estar atuando em um ambiente de práticas como o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas é exclusivo e existe em poucas universidades. Aqui o aluno atua próximo da comunidade em um serviço de média complexidade criado recentemente no SUS”, afirma o coordenador. O CEO preconiza atendimento à pacientes com necessidades especiais, tratamento endodôntico, tratamento periodontal, cirurgia bucal e diagnóstico oral com ênfase em câncer bucal. O profissional formado tem fundamentação generalista, porém avançado na média complexidade.

Odontologia da URI
Com uma grande procura, o vestibular da URI para Odontologia é concorrido, e oferece 40 vagas no certame. A procura por atendimento na Clínica Escola de Odontologia que fica no prédio da Uricepp, também é alta, visto que há lista de espera de pacientes aguardando atendimento.

Clínica Escola e CEO
O Curso de Odontologia da URI Erechim, através da Clínica Escola de Odontologia e CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, fornece atendimento a população em diversas áreas. São realizados mensalmente procedimentos odontológicos em periodontia (doença da gengiva), endodontia (tratamento de canal), atendimento à pacientes especiais, procedimento de cirurgia oral menor, além do diagnóstico de saúde bucal com ênfase em câncer de boca.

Mensalmente até 100 pacientes são admitidos em atendimentos, e os procedimentos realizados chegam à 200, de acordo com Lodi.

A Clínica Escola de Odontologia, fornece atendimento nas especialidades em Dentística, Prótese, Odontopediatria, Endodontia, pacientes especiais e cirurgia bucal. Todos os tratamentos são realizados por especialistas nestas áreas ou por alunos com supervisão dos professores mestres e doutores.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027