Especial | Frinape 2015

Robôs tomam conta da Frinape

Robôs tomam conta da Frinape
Foto: Felipe Drews / Assessoria de Comunicação Marista

Salão do Empreendedor foi palco da competição de robótica

O Colégio Marista Medianeira, em parceria com o Sebrae, promoveu o 1º Desafio de Robôs na Frinape 2015. Entre 9 e 12 de novembro, mais de 60 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de diversas instituições de Erechim animaram a Arena do Empreendedor. Lego e Robótica Livre foram as modalidades que exigiram dos competidores trabalho em equipe, estratégia e gosto pela tecnologia.

Agricultura Familiar – alimentar o mundo, respeitar o planeta foi o tema proposto para o desafio. A competição realizada na Frinape 2015 foi embasada no Desafio de Robôs da 29ª Mostra de Tecnologia (Mostratec), realizada em 2014. O desafio consistiu no cumprimento de tarefas sobre uma arena, onde os robôs deveriam realizar a melhor estratégia, de maneira autônoma, no tempo máximo de 3 minutos.

Tanto na modalidade Lego quanto Robótica Livre, as tarefas na arena eram as mesmas: distinguir marcações e linhas dentro do campo; cores branco e preto; deslocar e/ou coletar objetos; identificar e ultrapassar obstáculos. Por exemplo, a equipe ganha pontos quando o robô deverá levar uma peça que simula uma ovelha para a área delimitada como fazenda.

A maior diferença entre as duas competições estava na construção do robô. Enquanto na modalidade Lego o robô foi construído com peças prontas para montagem, na Robótica Livre as equipes utilizaram diferentes materiais para a construção, montaram o motor e criaram peças em impressora 3D. Outra tarefa para os competidores foi a programação, atividade que exigiu conhecimento técnico e dedicação para tornar o robô autônomo na arena.

Em uma disputa foi acirrada, a equipe Dual Core, do Colégio Marista Medianeira, foi a grande campeã do 1º Desafio de Robôs na Frinape, modalidade Lego. “Foi um ótimo desafio. Gostei pois tivemos bastante tempo de preparação, um dia inteiro para programar o robô e, então ganhar a competição”, conta o estudante Pedro Terlan.

Para Necleto Pansera Jr., do Marista Medianeira, “o desafio foi importante para despertar o interesse dos visitantes da feira e dos estudantes pela robótica. Também, no decorrer dos rounds (momento em que os robôs precisam executar as tarefas na arena) os competidores foram criando maior afinidade com a tecnologia e com os robôs, um dos objetivos do evento”, destaca o professor que coordenou a atividade.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Felipe Drews / Assessoria de Comunicação Marista

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027