Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Pessoas

A tecnologia mudou o processo de produção

A tecnologia mudou o processo de produção
Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo com todas as mudanças, o que não mudou foi a essência da rotina dos repórteres, que buscam, todos os dias, informações que possam construir a realidade do município

O tempo transformou o processo de produção do jornal. Os jornalistas que estão começando, provavelmente, não imaginam como seria passar horas acompanhados de uma máquina de datilografia. Os novos diagramadores, responsáveis por delinear o visual das páginas, não se veem colando linha por linha das matérias em vez de copiar e colar o texto diretamente num programa do computador, enviando as páginas para a gráfica. A tecnologia facilitou o trabalho, ampliando a qualidade do material que chega na casa dos leitores.

Atualmente, a Redação do Jornal Diário da Manhã é integrada por um editor, cinco jornalistas e três estagiários. Ainda, há duas pessoas responsáveis por atualizar todo o conteúdo na internet, coisa que não era cogitada na década de 60, por exemplo. A equipe tem à disposição câmeras, gravadores e uma agilidade que não existia. “O sistema computacional e a internet certamente fazem tudo funcionar muito diferente”, observa o jornalista Jorge Niederauer, que esteve durante 13 anos no Jornal Diário da Manhã.

Para ele, que entrou na empresa em 1968, uma das diferenças que também interferia na produção do jornal é que, na região, não havia curso de jornalismo. Ser jornalista se aprendia somente com a prática. “Deduzo que o jornalista da atualidade está muito mais apto para atuar na comunicação social”, comenta.

Embora as diferenças no modo de contar uma notícia e de apresentá-la nas páginas sejam visíveis, uma coisa não mudou: a vontade de levar aos leitores, todos os dias, uma construção transparente da realidade. Quando Jorge foi chefe de Redação, com ele, trabalhavam três ou quatro repórteres, que passavam o dia à procura de informações para preencher a edição do dia seguinte.

Alguns passavam mais tempo fora do que na máquina de escrever. Quando estavam juntos, contudo, era extremamente difícil manter a concentração. “Com as informações obtidas, a tarefa era trabalhar cada notícia, indicando, se fosse o caso, em que página do jornal deveria ser inserida. Vivia-se com o barulho das máquinas de datilografia e a necessidade de preparar, notícia a notícia, página a página, o que seria a edição do dia seguinte”, lembra.

Sobre as melhores lembranças que carrega consigo dos 13 anos de Jornal Diário da Manhã, Jorge não deixa de falar sobre Túlio Fontoura e de Dyógenes Martins Pinto. “Foram meus professores e amigos, companheiros que souberam ganhar minha estima e minha admiração. A eles sou eternamente grato pelo exemplo que me proporcionaram e pelo muito que, com eles, consegui aprender”, diz.

O endereço mudou
O endereço também não é o mesmo dos tempos de Jorge, quando a Redação e a gráfica funcionavam na esquina das ruas Coronel Chicuta e Independência, no prédio em que o proprietário Túlio Fontoura residia. Hoje, a gráfica fica na Vila Ricci e o jornal, assim como as rádios AM e FM, está entre as ruas Sete de Setembro com Independência.

O local foi escolhido a dedo por Túlio, que acreditava que essa é a Esquina da Liberdade, uma vez que a independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. Coincidência ou não, nem nos períodos mais difíceis, acompanhados pela censura, o jornal deixou de cumprir com a sua missão. Ele não fechou um único dia.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027