Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Empresas

Cuidado com os olhos há quase duas décadas

Cuidado com os olhos há quase duas décadas
Foto: Felipe Souza / DM

Apostando na comunicação e visando, cada vez mais, ao melhor atendimento possível, o Hospital de Olhos/Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto cumpre a cada dia melhor com sua função de cuidar bem dos olhos de seus pacientes

O Hospital de Olhos/Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto, foi fundado em 19 de maio de 1995 e inaugurado em 31 de maio de 1997, tendo como entidade mantenedora a Associação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions, sendo uma entidade civil, sem fins lucrativos, com plena autonomia administrativa e patrimonial, instituída pela Fundação Lions do Distrito L-22 – atual LD-7 – e a Fundação Universidade de Passo Fundo.

Em 2003, foi transformada a entidade mantenedora de Associação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions para Fundação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions, tendo seu estatuto aprovado pela Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, através da Portaria nº 240/2003 – PF. A finalidade da Fundação é de manter um hospital instituição médico-hospitalar, com o objetivo de combater a cegueira, por prevenção ou recuperação das doenças que causam a perda da visão.

Com área total de 4.000 m² cedida em comodato pela Fundação Universidade de Passo Fundo, em 1995 foi iniciada a construção do Hospital com área física de 1.600 m2, através de recursos oriundos do Lions Internacional, com apoio dos Clubes de Lions do Distrito LD-7 e demais colaboradores e parceiros fraternos ao serviço idealizado pelos Clubes de Lions da Região.

O Hospital de Olhos/Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto foi inaugurado em 31 de maio de 1997 e iniciou suas atividades em 1999. Como é um hospital de caráter regional, abrange uma área geográfica na qual se localizam 80 Clubes de Lions do Distrito LD-7 e 187 municípios conveniados, e onde vive uma população aproximada de 1,6 milhão de habitantes no norte do Estado do Rio Grande do Sul. Inclusive, de acordo com um levantamento feito pela própria Fundação, dos pacientes atendidos pelo Hospital de Olhos, 20,13% são de Passo Fundo, enquanto os outros 79,87% são de municípios da região.

O presidente do Hospital de Olhos, Adelar Lucietto, ressalta que a fundação da entidade só foi possível a partir da contribuição do Lions Internacional e também destaca a importância que o Dr. Dyógenes Auildo Martins Pinto teve neste processo. “O Hospital de Olhos/Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto se tornou realidade pelo incentivo do Lions Internacional a projetos para combater a cegueira e também pelas lideranças Leonísticas do então Distrito L22 terem percebido ser a oportunidade para construir um Hospital em prol da visão e que, de fato, aquilo se fazia necessário. O Companheiro Leão (CL) Dyógenes, que já tinha sido Governador do Distrito do Lions, teve o arrojo e a capacidade de mobilizar os demais companheiros do Lions, Universidade de Passo Fundo e as comunidades da região. Assim, a liderança do Presidente-Emérito do Grupo Diário da Manhã, que hoje empresta o nome ao Hospital, foi determinante”, reitera.

O poder da liderança
Lucietto também fala sobre a incerteza que se tem em saber se o Hospital seria ou não, um dia, idealizado caso o CL Dyógenes não tivesse assumido a frente dos projetos à época, mas, agora, com os planos de expansão que a atual equipe diretiva da entidade tem, nota-se quão complicado é liderar uma causa desta espécie. “Agora estamos com um projeto para ampliação e estamos vendo como é difícil construir ou ampliar um hospital beneficente. Isto vem para reforçar a tese de que foi uma atitude arrojada e que poucos têm coragem de enfrentar”, aponta. Ele também conta que tal mobilização encontrou apoio e adesão de todo o Distrito do Lions, à época com mais de 60 Clubes de Serviço que realizaram campanhas nas comunidades e obtiveram os recursos complementares ao subsídio concedido pelo Lions Internacional necessários para a execução da obra.

Comunicação é essencial
Desde o começo, o Grupo Diário da Manhã tem tido uma importância trivial no crescimento e no desenvolvimento do Hospital de Olhos, e isso Lucietto confirma, frisando a parceira que o Grupo sempre teve em relação aos trabalhos do Hospital. “O Grupo Diário da Manhã sempre nos deu apoio. Os familiares do Dr. Dyógenes, mesmo após o seu falecimento, continuaram, e continuam até hoje, a participar das atividades e da administração do Hospital.

Ele também pontua que a veiculação da publicidade do Hospital tem grande mérito nesta jornada. “Todos os eventos e toda publicidade do Hospital sempre foi feita pelo Grupo Diário da Manhã e, importante frisar, de forma gratuita. Nossas atividades, conquistas e realizações são conhecidas em Passo Fundo e região muito em função desta publicidade, o que nos ajuda bastante. Por isto podemos dizer que há um vínculo do Hospital com o Grupo do início até hoje. A denominação daquele empreendimento em homenagem a seu principal idealizador se justificou na ocasião e continua a se justificar pela continuidade das ações em favor do hospital pelos familiares do Dr. Dyógenes”, salienta ele.

Inovação nos serviços
Recentemente, o Hospital de Olhos/Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto inaugurou um novo recurso, a fim de proporcionar praticidade e um atendimento mais abrangente aos pacientes da entidade: o transplante de córneas. No início do mês de julho deste ano, o Hospital foi autorizado e credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde como apta a realizar tais procedimentos.

O transplante de córnea é um procedimento que necessita de documentação e vistorias, de acordo com o presidente da entidade, além de outros trâmites burocráticos para a disponibilização dos serviços. “A população está aumentando e, na área médica, Passo Fundo é referência. Então cada vez mais pessoas da região estão vindo para o município em busca de tratamento. No Hospital de Olhos Dyógenes Auildo Martins Pinto/Lions, atendemos o maior número de pacientes, ao menos em Passo Fundo, que buscam atendimento oftalmológico. Então, muitos pacientes consultavam, faziam os procedimentos e tratamentos necessários e quando se identificava a necessidade de transplante de córnea tinha que ser encaminhado para outra instituição ou cidade, agora, esse procedimento será realizado aqui”, esclareceu Lucietto à época do lançamento do recurso.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Felipe Souza / DM
  • Foto: Felipe Souza / DM

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027