Especial | Dia Internacional da Mulher - 2016

Tempo de empoderamento

Tempo de empoderamento
Foto: Arquivo Pessoal

As mulheres desempenham, todos os dias, muitas atividades. Às vezes, elas não têm tempo para cuidar de si mesmas. Como organizar e ter sucesso em tudo isso? É o que um treinamento chamado coaching pretende responder a cada uma

Firme e sensível; focada e multitarefa: ser mulher não é algo nada fácil, mas é prazeroso. Cuidar da casa e dos filhos, trabalhar fora, ir na academia, ter um tempo para si... são tantas coisas durante um dia, que, às vezes, fica até complicado organizá-las e ainda tirar um tempo para descansar sem preocupação.

Neste mundo agitado, num tempo em que as mulheres já conquistaram muitos direitos e mostraram o seu poder, a procura por uma ajudinha para arrumar todos os lados da vida tem se tornado muito comum. Aí entra um processo chamado coaching, que busca oferecer o autoconhecimento e alcance ao infinito potencial.

O Jornal Diário da Manhã conversou com a coach Michele Daandels, que é especialista em coaching feminino. Ela explica como funciona o treinamento, quais são os objetivos e como a vida das mulheres pode melhorar a partir dele.

Diário da Manhã – No mundo contemporâneo, como se dá a importância de um coach, principalmente no caso das mulheres, que cuidam da casa, dos filhos e ainda trabalham fora?
Michele Daandels – O coaching é um processo instigante e criativo para maximizar o potencial pessoal e profissional. O objetivo é dar suporte às pessoas, através de técnicas e ferramentas, para que criem uma visão diferenciada de tudo de uma maneira rápida e precisa.  Ajuda as pessoas a saírem do seu estado atual e alcançar seu estado desejado.  E é aí que entra a mulher, que abraçou o mundo de uma maneira rápida e precisa e ainda busca a excelência em todos os papéis da sua vida.

Trabalhar com mulheres é fantástico. Elas admitem seus excessos de afazeres, mas não se permitem errar. E aí, sim, que o papel de um coach é fundamental, pois conseguimos ajudar a organizar o seu tempo com filhos, família, trabalho e ainda sobra um tempo para elas. Isso é mágico! O excesso de trabalho e de a fazeres é tanto, que a mulher acaba se perdendo. O coaching ajuda ela a retomar sua essência, buscando valores e qualidade de vida. As mulheres geralmente têm problemas de estima profissionais e afetivos e não sabem que rumo tomar. Elas buscam encontrar no seu cotidiano mais rendimento e melhorar de qualidade de vida. Para que isso aconteça, primeiramente, precisamos que elas se conheçam para saber como e onde querem chegar.

DM – De que maneira um coach trabalha para melhorar a vida das pessoas?
MD – O profissional de coach trabalha de diversas maneiras, realizando atendimentos individuais, em grupo, empresas, curso, palestras e workshop. Existem diversas áreas de atuação. No meu caso, eu trabalho com o atendimento individualizado, palestras, treinamentos e workshops. O atendimento individualizado, chamado também de sessões de coaching, são encontros individuais com duração em média de 10 sessões e, ao término de cada sessão, as pessoas têm tarefas a serem cumpridas até o próximo encontro. A partir daí, elas começam a desenvolver o processo interno, pois as tarefas são colocadas em prática.

Após alcançada uma meta, geralmente conseguimos manter, pois, durante esse processo, praticou-se os conceitos, mudou-se comportamentos e resinificou-se hábitos. E isso tudo faz parte do processo de coaching.

Nas palestras, são abordados temas de autoconhecimento e autoestima. São feitas dinâmicas entre as participantes, das quais permitem que se conheçam um pouco mais e saibam da sua importância na sua vida.  Também existem workshops, onde é trabalhando o empoderamento feminino em grupo. Lembrando que a pessoa que procura o coach já é uma vitoriosa, pois esta é uma decisão que requer sair da zona de conforto e confrontar-se.

DM – Como você percebe a mudança na vida das mulheres após um atendimento ou treinamento?
MD – Tanto nos atendimentos quanto treinamentos, é proporcionado o encontro da pessoa com suas próprias verdades e objetivos. Conseguimos reestabelecer a autoestima, autoconfiança, melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse, organizar melhor o tempo, ter controle emocional e aumentar a produtividade. Isso é empoderamento.. E elas saem poderosas, pois o autoconhecimento gera empoderamento. O resultado vem no dia a dia delas, nas atitudes que elas tomam e na maneira que elas começam á se enxergar. Elas saem com uma nova visão, focando na solução e não nos problemas.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027