Especial | Dia Internacional da Mulher - 2016

“Devemos continuar unidas para manter nossas conquistas”

“Devemos continuar unidas para manter nossas conquistas”
Foto: Paula Steffenon / DM

Uma data que surgiu diante de uma tragédia e que serve para lembrar, valorizar, alertar e impor os direitos de todas às mulheres

O Dia Internacional da Mulher é lembrado mundialmente no dia nesse dia 8 de março. A data surgiu decorrente a greve feita por mulheres que trabalhavam numa fábrica de tecido, no ano de 1857, na cidade de Nova York. As funcionarias reivindicavam melhores condições de trabalho, assim como redução da carga horaria. Buscavam melhoria de salária, uma vez que os homens que desenvolviam o mesmo trabalho ganhavam muito mais. Mas de forma tragica o movimento foi finalizado com a fabrica sendo incendiada com todas as mulheres dentro. Portanto a data foi instituída pela ONU no ano de 1975, em homenagem às mulheres mortas na tragédia.

Desde então a data é anualmente lembrada por todo o mundo, com um intuito de ressaltar os direitos físicos e cívicos de todas às mulheres, como também é lembrada com carinho, com presentes e festas. Conforme a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Passo Fundo, Solange Simões, a data é para lembrar o que aconteceu, o que acontece, e o que pode vir acontecer. “Nós temos a ressaltar que o dia 8 de março é um dia comemorado em todo o mundo. É uma data de homenagens, de reflexões e de luta das mulheres que desejam ser reconhecidas e respeitadas. Ele não deixa de ser um dia de festa, de flores e gratidão, mas não podemos esquer que é um dia para ressaltar a importância de realizarmos denúncias de abusos e de algum tipo de violência, e até mesmo de reivendicação de direitos”.

A comunidade passo-fundense juntamente com os órgãos voltados para a mulher uniram-se e transformaram uma data em diversos dias consecutivos, realizando um cronograma de atividades para todo o mês de março, afim de enfatizar a importância da mulher na sociedade como um todo. A campanha deste ano é:  “Mulher Mostra o Teu Valor”, que tem como objetivo referenciar os direitos das mulheres para que o mundo começe a compreender que todo ser humano é igual, independente de gênero. “Entramos em acordo de que seria interessante que nós conseguissimos proporcionar para o município atividades que fossem mais além. Seria uma semana oficialmente de comemorações e atividades, mas foi entendido que caberia melhor um mês inteiro. Nunca devemos deixar esquecer que junto com o lazer, junto com as festividades as mulheres não devem deixar de lutar pelos seus direitos, pelo seu lugar. Lutar pela igualdade. Todas nós mulheres devemos estar unidas, para que as conquistas que já obtivemos não se percam e que consigamos alcançar ainda mais”.

Principais conquistas
Histórias marcadas por submissões e por violência começaram a mudar. No ano de 1932 uma mudança começou ser pré-estabelecida. No governo de Getúlio Vargas as mulheres passaram a ter o direito de votar.

 Em 2006 é sancionada a Lei Maria da Penha número 11.340 em homenagem à Farmacêutica que sofreu durante anos violência do marido. Dessa maneira, essa Lei é considerada um marco na história de luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027