Especial | DM Erechim 30 Anos

Jornalismo é a arte de fazer perguntas para que o leitor encontre respostas

Jornalismo é a arte de fazer perguntas para que o leitor encontre respostas
Foto: DM

Num tempo de mídias sociais, onde notícias se multiplicam exponencialmente, as informações carecem de um dos alicerces do bom jornalismo, aquele que é praticado há séculos desde que Gutemberg tornou possível a circulação da informação. Num período em que meios de comunicação tem breve longevidade, o Diário da Manhã de Erechim perpetua diariamente informações regidas pelo slogan “jornalismo com responsabilidade”. Essa premissa de fazer jornalismo com responsabilidade resultou na credibilidade que permitiu ao primeiro jornal de circulação diária de Erechim chegar aos 30 anos com o mesmo ânimo existente nos seus fundadores no dia 22 de fevereiro de 1986, quando foi inaugurado.

Nesse  breve período histórico surgiram muitos avanços tecnológicos, que mudaram e modernizaram o processo de produção do jornal. Porém não mudou a forma de fazermos jornal, com a responsabilidade que um meio de comunicação precisa para se manter como referência por 30 anos.

Só temos a real dimensão dos acontecimentos quando eles se tornam história. Alguns fatos que, aparentemente, têm menor relevância acabam influenciando o futuro e podem interferir em nossas vidas como transformadores da história. Contar histórias, essa tem sido nossa atividade há 30 anos! Mas fazemos isso num processo que vai muito além do simples registro de memórias, pois como meio de comunicação que traz como lema “jornalismo com responsabilidade”, buscamos relacionar os fatos com a repercussão que terão na vida da comunidade onde estamos inseridos. E nessa rotina procuramos fazer as perguntas para que o leitor encontre as respostas que busca, sem tentar interferir no processo de análise que ele faz da informação.

                        Nesse período contamos histórias de mazelas, conquistas, tristezas e alegrias. Contamos histórias do esporte, da política, da economia, da saúde, da educação, da agricultura. Agora chegou a hora de contarmos nossa própria história e relacioná-la aos acontecimentos que tornaram a sociedade que somos hoje.

                        Quando comemoramos nossos 30 anos de circulação ininterrupta no Alto Uruguai, completados no dia 22 de fevereiro, completamos três décadas registrando a história de uma região que cresceu muito nesse período.

                        Nesta edição especial estamos mostrando parte do processo de transformação pelo qual a região passou nesse período em diversos setores, como política, economia, saúde, educação, segurança e esporte.

                        Também traçamos um paralelo sobre as ambições da região na segunda metade da década de 80, mostrando as que se efetivaram e as que não se tornaram realidade, num contexto que faz um comparativo entre o que éramos e o que queríamos como região, e o que nos tornamos.
 

Boa leitura

 

"Os jornais excitam sempre a curiosidade. Ninguém larga nenhum jornal sem uma sensação de desapontamento." (Charles Lamb)

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027