Natal 2017

Como a magia do Natal influencia na nossa personalidade

Como a magia do Natal influencia na nossa personalidade
Foto: Divulgação/ Diego Giacomini, médico psiquiatra

Para explicar o comportamento das pessoas em relação ao Natal e a importância da magia ao redor dessa data, a reportagem buscou respostas na ciência para melhor compreender os sentimentos que nos acompanham desde a infância quando o assunto é o Papai Noel

A personalidade das pessoas começa a se formar já nos primeiros anos de vida e isso acontece sob forte influência das relações com seus cuidadores. De acordo com o médico psiquiatra Diego Giacomini, a figura do “bom velhinho” vem para reforçar a internalização da figura dos pais ou responsáveis, o que traz conforto para os pequenos.

Porém, a família deve lidar com essa fantasia respeitando o tempo da criança. “Os responsáveis devem lidar com essa fantasia de maneira compatível com o entendimento que a criança traz, dentro do seu próprio processo de amadurecimento psíquico, sem subestimar ou superestimar suas capacidades de entendimento”, explicou Giacomini.

Sobre a relevância desse processo de crença na magia e na figura do Papai Noel, o psiquiatra afirma que ele é importante no processo de aprendizado e maturidade das crianças para que, no futuro, possam lidar melhor com a realidade. “Os pais devem acompanhar a capacidade de entendimento individual, isso surge naturalmente para cada criança”, avaliou o médico, que afirma também que o Natal, de maneira geral, nos traz sentimentos intensos e isso pode ser bom ou ruim, depende da forma que a pessoa lida com tais situações. “Tais emoções podem variar dependendo do contexto no qual estamos inseridos ou da conotação que atribuímos. Quando crianças, normalmente damos um sentido mágico de alegria plena. Na vida adulta, temos uma visão mais ampliada e realista”, complementou Giacomini, que conta ter bastante trabalho nesta época do ano em virtude das pessoas estarem mais emotivas.

Ter medo é normal?

Algumas pessoas têm medo do Papai Noel, mesmo depois de adultas. Isso acontece, segundo o psiquiatra, por causa da ambivalência de sentimentos que existe em todas as relações das nossas vidas, não somente relacionadas a essa figura. “A figura idealizada na infância mais precoce passa a ter defeitos ou imperfeições à medida que isso passa a ser tolerado pela criança. O mesmo fenômeno ocorre, de maneira semelhante, com os pais”, frisou Giacomini, que afirma, pessoalmente, ter boas lembranças do Natal.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027