Diário da Manhã

Cultura

Carazinho volta ao cenário dos festivais nativistas

Autor: Sereno Azevedo
Carazinho volta ao cenário dos festivais nativistas
Foto: Redação DM

20ª Seara da Canção foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (7), no Parque Vali Albrecht. Palco que já recebeu grandes nomes do nativismo, presenciará novos talentos da composição e da interpretação

Depois de mais dois anos de intervalo, Carazinho voltou ao cenário das cidades que promovem os maiores festivais nativistas do Rio Grande do Sul. A 20ª edição da Seara da Canção foi aberta na noite desta quinta-feira (7) em grande estilo no Parque Vali Albrecht, reconquistando o espaço da música nativista do estado gaúcho. O Festival criado em 1981 já teve em seus palcos nomes renomados como Rui Biriva, Elton Saldanha, César Passarinho, Edson Otto, Neto Fagundes, José Claudio Machado, Eraci Rocha, Renato Borgheti, Dante Ledesma, João de Almeida neto, Luiz Carlos Borges, Miguel Marques, Daniel Torres, Leonardo Paim, Jean Kirchoff, Robledo Martins, Ita Cunha. “O retorno de um dos maiores festivais é um momento especial. É o recomeço de um evento cultural que desde a sua criação tem levado o nome do nosso município a todos os rincões do Estado,” comemorou o prefeito Milton Schmitz.

Para o prefeito, o retorno de Carazinho para a rota dos maiores festivais do Estado representa já poder planejar o evento do próximo ano, quando o município deverá participar com apoio financeiro. “Este ano não estamos colocando nenhum centavo de dinheiro público na Seara. Está de parabéns a Lucano que buscou incentivo junto a Lei Rouanet, a equipe do Vinicius, do Bandeira e os CTGs, principalmente o Rincão Serrano que abraçou sem fins lucrativos a realização da Seara este ano. Está de parabéns a comunidade de Carazinho,” completou o chefe do Executivo.

Ainda de acordo com o prefeito, a Seara é um feito que deve orgulhar a cidade, pois é mais um evento que reacende as esperanças. “A Seara que retorna é um marco especial. Estamos trabalhando e os resultados estão aparecendo. Foi um retorno em alto estilo’, pontuou o prefeito, que também acredita que a partir de hoje o movimento de público no parque será intenso.

O coordenador geral da Seara da Canção, Mário Bandeira, disse estar satisfeito com a movimentação no parque. “Este ano, além do retorno da Seara teremos o segundo Encontro Artístico e Cultural do CTG Rincão Serrano, que é a etapa final do Festival Nacional da Cultura Gaúcha” destacou Bandeira.  As apresentações de sábado (9) e domingo (10) terão 1150 artistas representando 49 grupos de danças. Serão 18 horas de apresentação. A estimativa é que no total o Festival da Cultura Gaúcha movimente de 3 a 4 mil pessoas.

Um dos coordenadores do festival, Vinicius Moreira, destacou como uma das novidades deste ano a transmissão por vídeo que está sendo realizada pelo Grupo Diário da Manhã. “É um trabalho diferenciado e de grande qualidade que estamos disponibilizando ao público que nos acompanha por vídeo”, observou Moreira. Segundo ele, o movimento no parque deverá ficar mais intenso a partir desta sexta-feira (8) com a chegada dos Centros de Tradições Gaúchas, que estão com espaço para acampamento reservado. Serão quatro os CTG’s na área de acampamento, Rincão Serrano, Pedro Vargas, Alfredo D’Amore e Vento Minuano. Também já está no parque o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos.

Conforme Moreira, o primeiro dia do festival ficou dentro da expectativa e planejamento. Na área de alimentação, além do restaurante, são outros 10 pontos com venda de lanches. Estacionamento e segurança o público também encontra dentro do parque.

Programação
Na primeira noite do festival estiveram no palco as quatro músicas da Searinha Mirim e mais 10 músicas da fase local. Nesta sexta-feira (8), a partir das 21h acontece a apresentação das quatro músicas da Searinha Juvenil. Também sobem ao palco 10 músicas da fase geral. Haverá show com Samuca do Acordeon e Grupo. Na praça de alimentação show com Darlan Ortaça e Grupo. As apresentações de palco se iniciam a partir das 21h.

No sábado (9), terceiro dia do festival, terá a partir das 20h uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Carazinho com repertório em homenagem as músicas da Seara. Às 21h tem início a final do Festival Searinha. Após estarão no palco para apresentação mais 10 músicas da fase geral. O show da noite será com César Oliveira e Rogério Melo.

Domingo (10), quarto dia de programação, será das finais do festival Seara da Canção Gaúcha, com início marcado para as 19h. Sobem ao palco 10 músicas da fase geral e mais 4 da local. Também serão conhecidos os vencedores do festival. 

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027