Esportes

Será um ano recheado de competições

Autor: Redação Diário da Manhã
Será um ano recheado de competições
Foto: Kleiton Vasconcellos/DM

Os meses de 2018 preveem disputas nas mais diversas modalidades, seja em Passo Fundo ou envolvendo passo-fundenses. Vai ter esporte para todos os gostos

Por definição, Passo Fundo é uma cidade “multi-esportista”. Aqui pratica-se de tudo, dos tradicionais futebol, vôlei, futsal e basquete aos radicais triathlon e skate, passando por artes marciais e jogos de base. A seguir, acompanhe um guia de muitas modalidades que vão agitar a cidade em 2018.

EC Passo Fundo

A temporada de 2018 terá o viés de reconstrução para o Esporte Clube Passo Fundo. Depois de disputar por cinco anos seguidos a Série A do Campeonato Gaúcho, o Tricolor amargou em 2017 o rebaixamento para a Divisão de Acesso. Desta forma, o grande objetivo no Estádio Vermelhão da Serra passa a ser voltar à elite.

Para isso, terá uma dura batalha pela frente. A Divisão de Acesso inicia no dia 4 de março e tem a final agendada para 24 de junho, somando 20 datas. Lutando por uma das duas vagas na Série A, além de EC Passo Fundo, estão clubes tradicionais do Interior: Ypiranga, Glória, Esportivo, Pelotas, Bagé, Inter-SM, Aimoré, Santa Cruz, São Gabriel, Guarani-VA, Lajeadense, Brasil-Fa, União-FW, Igrejinha e Tupi. Vale ressaltar que a fórmula de disputa prevê a formação de duas chaves na primeira fase, sendo que o Passo Fundo está ao lado de Ypiranga, Tupi, Igrejinha, Brasil-Fa, União-FW, Esportivo e Glória. Posteriormente, será feito o duelo mata-mata com as equipes da outra chave, ae definir-se os finalistas.

A primeira partida já tem data e local: será no dia 4 de março, no Estádio Vermelhão da Serra, frente ao Tupi. A preparação já começou, com a formação da comissão técnica (a ser dirigida por Rodrigo Ferrari) e a contratação de jogadores (já são conhecidos 13 nomes do elenco). A pré-temporada está agendada para iniciar em 15 de janeiro e pelo menos quatro amistosos devem ser realizados.   

SC Gaúcho

O ano de 2018 será especial para o Sport Club Gaúcho, pois marca o centenário do Alviverde. Para tanto, a direção planeja uma série de atividades alusivas à data, incluindo homenagens a personalidades importantes na história da agremiação, bem como festividades ao torcedor.

Além disso, a bola vai rolar. Novamente o Gaúcho terá pela frente o desafio de disputar a Terceirona, chamada pela federação de Segunda Divisão. Segundo a FGF, o calendário de jogos irá de 1o de abril a 29 de julho, compreendendo 30 datas. O Congresso Técnico, reunião dos clubes participantes com a federação, está agendado para o dia 15 de janeiro, em Porto Alegre, quando será conhecida a fórmula de disputa e também a tabela de jogos. Caso seja campeão ou vice, o Gaúcho garante a sua vaga a Divisão de Acesso 2019.

Até o momento, não há confirmação de jogadores contratados ou mesmo quem formará a comissão técnica. A ideia na Arena BS Bios Wolmar Salton é contratar um grupo forte, a ser comandado por um treinador de primeira linha, com o intuito de fazer uma caminhada memorável na Terceirona.

Passo Fundo Futsal

Se em 2017 a chegada na Série Ouro/ Liga Gaúcha ficou no “quase” novamente, o planejamento do Passo Fundo Futsal/ Fasurgs/ Zamil é voltar à elite do salonismo estadual em 2019. Assim, vencer a Série Prata está nos planos em 2018. Dono da melhor campanha, autor do maior número de gols e com o melhor aproveitamento de pontos em 2017, as primeiras medidas visando a próxima competição já foram tomadas e uma série de contratos estão renovados. Incluem-se aí toda a comissão técnica e jogadores importantes do elenco, como o capitão Nuno, o goleador Romarinho e o goleiro Rafa Missio. A pré-temporada do time inicia no mês de março e a bola deve rolar a partir de abril.

A novidade no Ginásio Capingui, até o momento, é a nomeação do gerente de futebol. Trata-se de Tiago Bortolon, um velho conhecido do torcedor, visto que iniciou a sua carreira de jogador em Passo Fundo e foi treinador do Passo Fundo Futsal entre 2014 e 2015. Fora das quatro linhas, a direção agendou para o dia 4 de janeiro uma reunião de prestação de contas da temporada 2017 para todos os conselheiros e demais interessados. Será às 20h no Capingui.

Quanto à disputa da Série Prata, a fórmula deve ser a mesma das últimas edições, com as 12 equipes jogando todos contra todos, em turno e returno, ao longo da primeira fase. Classificam-se os oito melhores e inicia a fase mata-mata até definir os finalistas (e que terão a vaga assegurada na Série Ouro 2019).    

Vôlei

Principal equipe passo-fundense em atividade, a BS Bios/UPF terá uma 2018 recheado de jogos. Embora as datas ainda não estejam conformadas, sabe-se que ao menos quatro campeonatos terão a participação do time feminino: os Jogos Universitários, Torneios Regionais, Copa RS e o Campeonato Estadual, onde a meta é recuperar o título perdido em 2017 para a Cefa, de Marau.

Nas categorias de base, o grande nome é o Projeto Sacada Inteligente, do Colégio Notre Dame. Em atividade há mais de 10 anos, o projeto também terá um 2018 de muitas competições. A agenda prevê partidas válidas pelo Festival Mercosul Novo Hamburgo, Festival Internacional Cidade de Estrela, Copa RS e Campeonato Estadual, além de campeonatos regionais e do Municipal.

Basquete

O ano de 2017 foi de confirmação da nova equipe de basquete, o Caimans Basket Club. A equipe masculina obteve o vice-campeonato Estadual e ficou em 3o lugar no Final Four. Basicamente formado por apaixonados pelo basquete,  Caimans deve subir de patamar em 2018, agregando novos nomes e mantendo-se na disputa pelo título do Estadual. Também está em análise a formação de um time Máster.  

Corrida/ Triathlon

Modalidade que vem crescendo ano após ano, a corrida de rua novamente terá um 2018 movimentado. Com centenas de praticantes em Passo Fundo, a modalidade terá um calendário cheio, com provas do Circuito Municipal e também organizadas por entidades, como clubes. Mas não será só isso: diversos atletas irão correr também em outros municípios, a começar pela participação passo-fundense em massa da Travessia Torres Tramandaí, que ocorre em 27 de janeiro. A TTT é uma prova que chega à sua 14a edição e compreende um percurso de 80km. Algumas equipes de corredores locais já confirmou a presença na prova.

Outra modalidade que vem ganhando corpo é o Triathlon. Antes praticado por poucos nomes em Passo Fundo, o desafio de correr, nadar e pedalar em uma mesma prova vem ganhando adeptos. Nomes importantes, como Ricardo Rosa e Vinícius de Moura devem competir. Sucesso em outras edições, o Soloman 113 está confirmado para ocorrer em Passo Fundo, no final de novembro de 2018.

Artes Marciais

Embora não exista um calendário oficial de competições a ser realizadas em Passo Fundo, as diversas modalidades de artes marciais (boxe, karatê, kickboxing e MMA) têm um número considerável de praticantes. Muitos competem em torneios regionais e estaduais. Outros, como o multicampeão Marcos Cavalheiro Júnior, projetam lutas em outros estados ou países. Na agenda de 2018 de Júnior, por exemplo, está uma luta de kickboxing na Jamaica e o Sul-Americano na Argentina. Também existe a possibilidade de participar do MMA nos Estados Unidos.

Skate

Contando com uma associação e também diversos praticantes, o skate terá competições em Passo Fundo no ano de 2018. Existe um circuito municipal, com disputas sediadas na pista do Parque da Gare. O local também receberá, a exemplos de outros anos, uma etapa do Estadual de Skate.

Automobilismo

Embora lamentavelmente Passo Fundo não conte com um autódromo, o número de pilotos na cidade ou de pessoas que curtem carros é considerável. A começar pelos karts. O Kartódromo da Roselândia deve seguir, em 2018, a receber as etapas da Copa Passo Fundo e da Copa Norte. Nas arrancadas, o ano terá etapas da Copa Sul e do Estadual na pista montada junto ao Parque Wolmar Salton. E quem gosta de apreciar todo o tipo de veículo poderá acompanhar o Encontro de Carros Antigos e Especiais, tradicionalmente marcado para o mês de outubro. 

Municipal

Em 2018, ocorre a 2a edição dos Jogos de Integração da Rede Municipal de Ensino, a implementação do Projeto Esporte na Escola, o Campeonato Municipal de Futebol de Base (sub11, sub13 e sub15), mais uma edição do Circuito de Corrida de Rua (com a categoria Kids), Circuito Municipal de Palestras e Cursos na Área Esportiva e a entrega do Prêmio Destaque Esportivo 2018.

Clubes

Todos os clubes recreativos de Passo Fundo terão atividades esportivas. Seja futsal, futebol 7, tênis, basquete, vôlei ou olimpíadas internas, a agenda anual estará cheia para os milhares de associados residentes em Passo Fundo.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027