Diário da Manhã

Saúde

Vitória na luta contra a obesidade

Autor: Daniel Rohrig
Vitória na luta contra a obesidade
Foto: Divulgação/IOT

Marlon e Augusto são colegas de trabalho que passaram pela cirurgia bariátrica juntos. Hoje colhem os resultados de uma história de superação

O tratamento da obesidade é complexo e depende de diversos fatores em que existem denominadores comuns entre as pessoas que vencem o excesso de peso: a disciplina e a superação. Marlon Ferreira Junior e Augusto da Rosa são amigos e colegas de trabalho que passaram juntos pelo processo de emagrecimento depois de uma luta constante contra a obesidade e os problemas de saúde acarretados por ela, como hipertensão e diabetes. “A situação de saúde do Marlon e do Augusto quando procuraram ajuda especializada conosco era muito semelhante. Ambos apresentavam obesidade mórbida com Índice de Massa Corporal acima de 40 associado à doença metabólica. Marlon já fazia tratamento regular para Hipertensão Arterial Sistêmica e o Augusto apresentava alteração nos níveis glicêmicos (diabetes)”, explica o cirurgião bariátrico da Clínica Digestiva, Fabiano Barancelli.

Foi Marlon quem apostou primeiro na possibilidade de realizar o procedimento. Ele conta que começou a ganhar peso ainda na no início da adolescência e, depois de diversas tentativas frustradas de perda de peso, começou a ter sérios problemas com hipertensão. “Cheguei a tomar três vezes ao dia, a medicação não fazia mais efeito. Chegava a ir para o hospital de 3 a 4 vezes por semana para me medicar”, explica.

Em busca de atendimento para a hipertensão em um hospital, Marlon conheceu o Dr. Fabiano. O médico explicou para Marlon a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica e logo após a consulta, Marlon compartilhou a notícia com o amigo. “Quando comentei que tinha conhecido um médico que poderia ajudar decidimos marcar uma consulta e logo decidimos que o melhor para os dois era passar pelo procedimento”, explica Marlon.

Augusto tinha um histórico parecido com Marlon, uma criança acima do peso que a partir dos 20 anos que realmente passou a sofrer com a obesidade, também realizou diversas dietas, sem sucesso, e estava com Diabetes Tipo 2.  Após longas conversas sobre qual método de cirurgia era o mais apropriado, o especialista optou pela Gastrectomia Vertical, técnica conhecida como Sleeve Gástrico. “A opção pela técnica baseou-se nos bons resultados já conhecidos desse método bem como na prioridade a qualidade e estilo de vida que ambos desejavam”, ressalta o Dr. Fabiano.

Marlon passou primeiro pelo procedimento. “O Augusto brincava comigo que se desse errado ele não fazia, mas foi o contrário e, cerca de três meses depois, ele também fez a cirurgia”, revela. No período de recuperação da cirurgia, que exige uma mudança radical de hábitos, os amigos também trocaram dicas de alimentação e, após a completa recuperação, de exercícios físicos. Hoje os dois mudaram de vida e estão em plena forma. “Perdi 80 quilos e tenho uma vida normal. Um ano após a cirurgia já tinha IMC de 25. Pratico caminhadas e corridas e tantos outros esportes que antes não conseguia fazer. Sem contar a satisfação de ir a uma loja e pode comprar a roupa que eu quiser se medo de não servir”, revela Marlon.

Já Augusto, oito meses após a cirurgia, comemora o nascimento do primeiro filho e está com a diabetes controlada sem medicação, com cinquenta quilos a menos. “Se  precisasse faria tudo de novo, é muito bom ter auto estima, mas a melhor benção foi a chegada do meu filho”, destaca Augusto.

Todo este sucesso é consequência da dedicação dos dois, que conseguiram mudar os hábitos. “O sucesso da cirurgia é multifatorial, sendo o ato cirúrgico um passo importante, mas não único, para a conquista do objetivo. A dedicação da equipe precisa caminhar junto com o empenho do paciente. O acompanhamento nutricional associado a prática de exercícios físicos, bem como a visita regular aos profissionais médicos, são indispensável para que o objetivo seja alcançado”, frisa o médico.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027