Diário da Manhã

Economia

Vendas de veículos novos subiram em 9,23% no Brasil

Autor: Isabella Westphalen
Vendas de veículos novos subiram em 9,23% no Brasil
Foto DM/Arquivo

Após quatro anos em queda no setor automobilístico, as vendas de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus voltaram a demonstrar reação, mas algumas concessionárias carazinhenses não sentiram este impacto

De acordo com os números divulgados na quinta (4), pela Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), ao todo foram vendidos mais de dois milhões de veículos no ano que passou. O mês de dezembro representou alta de 4,13%, com a marca de 212.629 unidades emplacadas.

Porém, as concessionárias carazinhenses não sentiram, de fato, esse impacto nas vendas dos automóveis novos. Segundo o vendedor da concessionária Marina Veículos, Rubens Andre Von Muhlen, 2017 foi um ano difícil e complicado, pois o consumidor perdeu também a confiança na economia e não arriscou. “A crise política atrapalhou bastante, as pessoas se seguraram para comprar e não fizeram negócio. Tivemos um crescimento sim, mas mais para o final do ano, dezembro foi um mês bom”, relatou Von Muhlen, que também afirma que a venda dos carros semi- novos, com valores de até R$ 35 mil, foram grandes. “Os semi usados venderam mais que os novos, porque atende o que o cliente quer e é mais em conta”, explicou o vendedor.

O vendedor da concessionária Salwipa, Alessander Krolow, também afirma que o impacto das vendas dos veiculos semi novos, foi mais sentido do que a dos novos, ressaltando a dificuldade econômica do ano de 2017. “Os semi foram os que mais rodaram, pessoal procurando carros de 20 a 30 mil, acima desse valor o pessoal já segurava mais”, relatou Krolow, que ainda salienta que, apesar de não ter sido um ótimo ano, houve aumento nas vendas. “Não foi um ano de esplendor, porém, teve um aumento significativo das vendas, conforme foi girando o dinheiro, refletiu aqui, mas poderia ter sido melhor, talvez se o preço da soja tivesse obtido mais valor”.

Sobre a importância do agronegócio para o setor de vendas de automóveis, principalmente nesta região, o vendedor afirma que o impacto do agro é de 100%. 

Olhar em 2018

Para Von Muhlen, se a safra na agricultura se confirmar, como está sendo planejada, será um bom ano, de boas vendas. “Se o produtor colhe, gira a moeda. Se tem colheita, tem negociação. Acreditamos que se continuar assim está alinhado para um final feliz, vamos aguardar os próximos meses”, frisou o vendedor.

Alessander também afirma que a expectativa é alta para esse ano que se inicia, também porque a Salwipa está mudando de endereço, para um espaço mais amplo. “Nossa infraestrutura vai melhorar, já impacta nas vendas também, e principalmente por ser um ano de eleição, acredito que a economia vai girar e aí sim, talvez a gente sinta esse crescimento em termos de Brasil”, salientou o vendedor.

 


 

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027