Geral

Carazinho traz programação de atividades para celebrar o aniversário da cidade

Autor: Isabella Westphalen
Carazinho traz programação de atividades para celebrar o aniversário da cidade
Arquivo DM

Para comemorar os 87 anos de Carazinho, a Prefeitura Municipal, em parceria com algumas instituições, irá promover uma semana cheia de atividades envolvendo a comunidade, que começa no próximo sábado, dia 20

Para dar início a semana de celebração em prol do aniversário do município, no sábado, dia 20, às 18h, na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, onde será realizada a missa de aniversário, aberta ao público. No domingo, dia 21, a programação se intensifica e começa logo cedo, às 9h, na Praça Albino Hillebrand, de onde sairá a Maratona Rústica SESC, que, segundo o técnico de esportes e lazer da entidade, Cássio Rauber, já dispõe de 138 inscritos e somente mais 12 vagas em aberto.

As inscrições para a Rústica podem ser feitas até quinta-feira, através do site do SESC, segundo o técnico, a expectativa é fechar com os 150 inscritos. “Vamos iniciar as entregas dos numerais de cada participante às 7h45, na praça mesmo, para dar a largada às 9h. O percurso sai da praça, pela avenida, sentido sul”, explicou Rauber, que afirma também que, além da integração com a comunidade, o evento tem o objetivo de incentivar a prática de exercício físico.

Também no domingo (21), está programado para às 10h, no Estádio Paulo Coutinho, o Jogo de Futebol Festivo, que irá ter o confronto entre as seleções de Não-Me-Toque e Carazinho. Segundo o  diretor do CMD, Adriano dos Santos, a convocação dos atletas carazinhenses será feita na semana que vem. “É bem importante comemorar envolvendo a comunidade, queremos fazer uma coisa diferente para a população”, relatou Santos. O jogo é aberto ao público e não tem custo de entrada. Para a parte da tarde, será realizado o evento “Domingo no Parque”, a partir das 13h, no Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz, no qual a população poderá participar de algumas atividades, tomar um chimarrão e se reunir com parentes e amigos. E, fechando os trabalhos do domingo, a partir das 18h, no Altar da Pátria da Praça Albino Hillebrand, serão apresentados os shows de Reginaldo França e o grupo Tchê Sarandeio.

87 anos e celebrando a cultura carazinhense

Na terça-feira, dia 23, será realizada a abertura da exposição “Relatos: Memórias da História de um Povo”, no Museu Olívio Otto, às 19h, com o material reunido pelo coordenador do museu, Cláudio Damião Braun e Clenara Munerolli. De acordo com Braun, a exposição foi feia em cima de um projeto memória de Carazinho, no qual foram reunidos relatos que pudessem resgatar os alguns aspectos sobre a cidade, da década de 20 a década de 60. “São 12 banners que falam sobre diversos segmentos da cidade, do cenário de economia, educação, esporte, curiosidades, enfim, quisemos resgatar acontecimentos através de relatos”, explicou o coordenador, que salienta que a exposição fica no Museu até maio.

Para Braun, a exposiçao é importante pois através dessas histórias, contadas pelas pessoas, pode-se ter um outro olhar sobre a cidade, um olhar extraoficial, que não aparece em documentos. “Consegue-se ver através de diversas pessoas, de diversas classes, de como viviam. As vezes, a história oficial não registra tudo, algumas coisas ficam só na memória, na visão de cada um e é importante mostrar isso”, complementou o coordenador.

Na quarta-feira, dia 24, finalmente o dia do aniversário da cidade, será um dia cheio de atividades interessantes para reunir a comunidade. A partir das 15h, irá acontecer no Mini Centro Cultural da Praça, o I Encontro de Escritores de Carazinho, que irá reunir cerca de 20 autores carazinhenses que estarão presentes para realizar uma demonstração das obras literárias e também uma sessão de autógrafos. “São livros e escritores diversos. Acredito que seja de fundamental importância esse evento, que valoriza os nossos escritores, abrindo as portas para que usufrum do espaço público. O escritor é alguém que traz a alegria ao seu leitor, então são pessoas que merecem atenção”, afirmou o coordenador da Biblioteca Pública de Carazinho, Lucio Martins Pinto.

Entretenimento e diversão

Ainda no dia 24, o Museu Olívio Otto estará aberto a visitação, das 14h às 17h, para os interessados em prestigiar a exposição “Relatos: Memórias da História de um Povo”. A partir das 16h, na Praça Albino Hillebrand, irá acontecer uma tarde de mateada, com brinquedos diversos para crianças, massagem e maquiagem, feitas em parceria com o SENAC.

E, para encerrar a semana de comemorações, estão previstos três shows para a população, são eles do Musical Algayer, Milionário e José Rico Cover e a Banda Barbarella.

 

 

 

 

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027