Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Educação

Reinauguração da EMEI Padre Gildo marca a abertura do ano Letivo

Autor: Alessandro Tavares
Reinauguração da EMEI Padre Gildo marca a abertura do ano Letivo
Foto: Nathan Schultz/ DM

Prefeitura prevê a abertura de mais uma escola ainda no primeiro semestre deste ano 

O ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Educação deve começar com reinauguração. O secretário de Educação e Cultura, Lucas Lopes, confirma que, às 14 horas do dia 19 de fevereiro, acontece a reabertura da EMEI Padre Gildo, no Bairro Oriental. A escola, que funcionava em uma residência locada, passará a atender junto ao Centro de Eventos La Salle, local conhecido popularmente como Juvenato.

No momento, os servidores da rede municipal estão limpando e organizando o imóvel, que tem 376 metros quadrados, para o início das atividades do ano letivo. Parte dos alunos do turno integral já foi recepcionada nesta semana.

O espaço locado pelo município da mantedora da Rede La Salle conta com duas casas. Em uma delas funcionará a EMEI Padre Gildo e em outra, de porte semelhante, será instalada a EMEI Irmão Martin. O valor dos aluguéis se equiparam, sendo cerca de R$ 2.600 por imóvel.

130 novas vagas

Na EMEI Padre Gildo, conforme a diretora Tânia Agne Kochemborg, em um primeiro momento o número de crianças atendidas continuará sendo o mesmo: 161 crianças no geral e 21 alunos no integral, com idades entre dois a cinco anos. Assim que aberta, a EMEI Irmão Martim, ao lado, atenderá crianças desde o berçário, de zero a três anos de idade. O prédio onde funcionará a EMEI a ser criada tem 378 metros quadrados, onde deverão ser abertas entre 120 e 130 vagas. A inauguração da EMEI Irmão Martin deve possibilitar que, na Padre Gildo, sejam abertas mais quatro turmas.

Lopes revela que a intenção da SMEC é de que, ainda no primeiro semestre, a EMEI Irmão Martin possa ser inaugurada. Porém, o secretário explica que a inauguração depende da contratação de professores e monitores. No momento, o município dispõe banca de pessoal aprovado em concurso para a função.

Concurso público

Deverão ser contratados, ao menos, cinco professores de Educação Infantil e outros dez monitores. Para tanto, o município deve promover um concurso público. A administração municipal está em fase de contratação de empresa para elaborar o edital e aplicar as provas.

Corrida contra o tempo

O secretário o revela que a SMEC está numa corrida contra o tempo para  inauguração, já que o Censo Escolar acontece no mês de maio de cada ano e, caso a EMEI  Irmão Martin esteja funcionando e a oferta de vagas na EMEI Padre Gildo ampliada, o município terá condições de ampliar, ainda neste ano os recursos para o custeio das EMEIs, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Do contrário, a possibilidade só seria revista para o ano de 2019.

No dia 19 de fevereiro os alunos matriculados nas  escolas da  rede municipal  serão  recepcionados para o início do ano letivo.  

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027