Saúde

Expectativa de reabastecimento da BCG na região

Autor: Matheus Moraes
Expectativa de reabastecimento da BCG na região
Foto: Matheus Moraes / DM

Vacina não é reposta na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde há cerca de dois meses. Com estoque reservado, região não sofreu com falta de vacinas para o público infantil, diferente de outras regiões do Estado

Algumas unidades de saúde do Estado possuem falta de vacinas do calendário infantil. Com previsão de reabastecimento de cerca de 40 mil vacinas em todo o Rio Grande do Sul, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que engloba a região de Passo Fundo, não possui reposição da vacina BCG há cerca de dois meses. Segundo o órgão, a expectativa de reposição é para próxima terça-feira (6). O problema também é relatado em outros estados do Brasil, principalmente em Goiás e Santa Catarina.

Outra vacina que está em falta, visto que terminou o estoque, é a da poliomelite, de acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da 6ª CRS, Dinorá Fioravanso. “A polio terminou o estoque e está em falta. Vamos receber mais na próxima semana. Outra que, assim como em outras unidades, também está em falta é a BCG. Essa faz mais de dois meses que não é abastecido”, afirma. Mesmo sem abastecimento, a Coordenadoria conseguiu oferecer a vacina para a comunidade regional nos últimos meses porque possuía um estoque de precaução. “Nós tínhamos o estoque, que ainda estamos conseguindo abastecer”, completa.

O que foi relatado para a 6ª CRS é que na próxima terça-feira, os estoques devem normalizar com o recebimento das vacinas. “Já está liberado, no dia seis vamos receber as vacinas. Talvez não venha na quantidade suficiente para a demanda que está reprimida. Como ficamos meses sem receber, alguns municípios podem precisar mais, mesmo que não sejam todos”, pontua. A situação da região, no entanto, não foi prejudicada, muitos menos desassistida, segundo ela. “Perto do Estado todo, a situação é tranquila na região. Não prejudicou tanto porque tínhamos os estoques”, finaliza Dinorá.

Vacinas como a contra a tuberculose e contra a Pentavalente, que também estão em falta em outras regiões do Estado, não foram registradas com falta na 6a CRS, conforme informou o setor responsável. O Ministério da Saúde, por sua vez, relata que há dificuldade na liberação da Anvisa, após cerca de 5 milhões de doses terem sido importadas para o Brasil no ano passado.

Vacinas

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da BCG protege os bebês contra formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Além disso, também é importante para prevenir a hepatite B. Já a Pentavalente, em falta em outras regiões do Rio Grande do Sul, imuniza os bebês contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. As vacinas são indicadas para bebês que estejam acima dos dois quilos.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027