Educação

Projeto para compra de uniformes está em elaboração

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Projeto para compra de uniformes está em elaboração
Foto: Divulgação

Processo licitatório está em fase de montagem e depois será encaminhado para a Prefeitura. Hoje (6) tem reunião na Smec sobre o assunto

O secretário de Educação de Carazinho Lucas Lopes confirmou ontem a realização de uma reunião na manhã desta terça-feira (6), quando estará na pauta o projeto de uniformização dos alunos da rede municipal de ensino. O encontro acontece na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

As equipes da secretaria trabalham no processo licitatório, que na sequência terá a elaboração do edital que abrirá espaço para as empresas interessadas em participar do certame, que apontará quem será a fornecedora dos uniformes escolares.

De acordo com o secretário, por ser um projeto que institui pela primeira vez o uniforme escolar, o andamento é um pouco mais lento, visando dar segurança maior aos trâmites legais de todos os passos para a aquisição do material.

O projeto tem em sua previsão um uniforme com cinco peças de roupas, sendo duas camisetas (manga curta e longa), uma bermuda para os meninos, uma calça legging para as meninas, uma calça de abrigo para ambos e mais um abrigo. A distribuição será gratuita aos alunos, mas com uso obrigatório.

Conforme Lucas, a distribuição será feita para os alunos a partir dos quatro anos até o 9º ano do ensino fundamental. O secretário pondera em relação ao período de entrega do material aos estudantes, pois, segundo ele, os trâmites legais de uma licitação pública precisam ser respeitados. Ao todo, deverão ser licitadas 25 mil peças de roupas, que depois de adquiridas serão distribuídas.

O projeto

Com a implantação do uniforme, a ideia da pasta é que os alunos da rede municipal de ensino sejam identificados mais facilmente, dando maior segurança às próprias crianças que chegam à escola e depois retornam às suas casas com roupas padronizadas. O projeto de uniformização foi aprovado no ano passado por unanimidade da Câmara de Vereadores de Carazinho, ainda na gestão da então secretária Sandra Citolin. A entrega dos uniformes deverá acontecer no decorrer deste ano letivo.

Recursos garantidos

Ontem, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei da Prefeitura que inclui ação orçamentária e autoriza a abertura de Crédito Especial no Orçamento de R$ 800 mil para a aquisição dos uniformes da rede municipal de ensino.

Os uniformes serão adequados às estações do ano, às faixas etárias dos estudantes e às medidas corporais, sendo de responsabilidade da Smec a definição das características específicas do uniforme escolar, o controle de distribuição, solicitação de aquisição, bem como toda e qualquer alteração pertinente ao assunto.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027