Agro Diário

Parque Temático da Emater/RS apresenta tecnologias aos produtores

Autor: Redação Diário da Manhã
Parque Temático da Emater/RS apresenta tecnologias aos produtores
Foto: Matheus Moraes / DM

Espaço de mais de 20 mil metros quadrados propicia conhecimento por meio de técnicas rurais que visam a qualificação do produto agrícola

Um dos destaques da 19ª Expodireto Cotrijal é a reserva temática, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), que reúne 18 parcelas com temas do meio rural, distribuídos em uma área de 20 mil metros quadrados do Parque de Exposições. Com calendário previsto para todos os cinco dias, o espaço é destinado para coletar informações e conhecer tecnologias desenvolvidas para qualificação da agricultura de precisão.

Entre os temas abordadados na reserva temática estão agroindústria familiar, apicultura, ajardinamento, avicultura colonial, artesanato e turismo rural, bovinocultura de leite, cozinha didática, fruticultura, ovinocultura, processamento de carnes, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, segurança alimentar, solos, cooperativismo e tecnologias digitais para a Agricultura Familiar.

De acordo com o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, essa é uma dentre tantas novidades que visam facilitar o trabalho do produtor rural e buscam a lucratividade entrelaçada à qualidade de produção. Para isso, ele destaca que o ambiente busca apresentar a gestão da propriedade rural sob todos seus aspectos. "Temos um painel onde trabalhamos a gestão de uma propriedade pequena, que cabe na palma da mão até aquelas de um milhão de hectares. É preciso ter gestão na vida e na propriedade. É necessário saber quanto custa produzir o litro do leite, o quilo da carne", explica.

O conhecimento abordado nas diferentes parcelas faz com que o produtor rural tenha ciência de que poderá aproveitar ao máximo o investimento inserido na área própria. "Não adianta produzir em uma determinada região em que o produto não pode ser feito. Vai ser necessário passar para outra produção, outra atividade. Às vezes a cultura está dando prejuízo e você não pode continuar a atividade. É preciso mudar", completa Kuhn.

Na prática, conhecer a propriedade rural e saber aproveitar suas características é um passo importante para o sucesso, segundo o presidente. É com isso em mente que a Emater/RS investe em tecnologias para o reaproveitamento de área com base na consorciação de culturas, como exemplifica Kuhn. "Temos o exemplo da consorciação de gado de leite, com árvores nativas e árvores para o comércio. Com um eucalipto dentro da atividade de leite, com sombra para os animais, mas também como poupança. Ele é bem colocado na área, não atrapalha o manejo do gado, não diminui a produção do pasto. Com o passar dos anos, o produtor tem uma árvore grande, faz o corte e vende a madeira. É uma madeira exótica para isso, o que reserva uma rentabilidade maior", completa.

A reserva também proporciona ao agricultor o compartilhamento de informações a respeito da soja, irrigação e da redução de custo. "Há a questão da irrigação, do aproveitamento do peixe, a questão da soja, da redução do custo na aplicação de defensivos na soja na quantidade certa. Além do turismo rural, da energia solar e do armazenamento de grãos na propriedade, para ter condições de obter um produto de alta qualidade. São diversos métodos dentro de tecnologias para facilitar ", expõe o presidente da Emater/RS.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027