Agro Diário

O futuro do agronegócio nas mãos dos jovens

Autor: Redação Diário da Manhã
O futuro do agronegócio nas mãos dos jovens
Foto: Matheus Moraes / DM

Idealizado pela Cotrijal e Grupo Diário da Manhã, com apoio do Sescoop, 7a edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista aposta na inovação e no aproveitamento da tecnologia para qualificar a produtividade do agronegócio e despertar o interesse dos mais novos

Um dos projetos mais visionários da Expodireto Cotrijal, o Fórum Internacional do Jovem Cooperativista chega na sua 7a edição nesta sexta-feira (8). Com o foco voltado para o jovem que visa a prosperidade no campo, a atividade deste ano inicia às 9h, no Auditório Central, com abertura, seguido da palestra “Inovação: uma espiada no futuro”, com o escritor Marcos Piangers, e do talk show “Tecnologia e Startups no Agronegócio”, do Sebrae/RS.

A diretora-presidente do Grupo Diário da Manhã destaca a importância de chegar a 7ª edição do Fórum, totalizando mais de 2 mil jovens alcançados pela iniciativa nos sete anos. "Quando idealizamos o evento juntamente com a direção da Cotrijal, nosso principal objetivo foi chamar atenção para a problemática da sucessão rural. Porém, a cada edição, a temática foi se ampliando, abordando também a gestão das propriedades, empreendedorismo e, neste ano, a tecnologia e inovação", afirma Janesca, lembrando da importância desta parceria com a Cotrijal, que segundo ela, vai muito além da realização do Fórum. "Nossa parceria com a cooperativa não se limita a um evento ou a cobertura de uma feira. Estamos ao lado da cooperativa todos os dias, doze meses do ano", afirma.

O vice-presidente da Expodireto Cotrijal, Enio Schroeder, destaca que a agricultura atual é profissionalizada e precisa de jovens com vocação no setor. Por isso, é fundamental que, além de participar do Fórum, eles acompanhem seus familiares na visitação aos estandes, na busca por informações pertinentes e na desenvoltura para o fechamento de um negócio. “Não adianta forçar, se não o jovem fará pela metade, vai perder patrimônio e não fará a sucessão. O Fórum é a chance do jovem se tornar um profissional especializado, com inclusão, para que se sinta valorizado e prestigiado no que faz”, declara.

Além disso, Enio relata que o Grupo Diário da Manhã e a Cotrijal encontraram um formato ao longo destes sete anos de diálogo com o público mais jovem. “Isso é o fundamental. Além do jovem, os pais são convidados para discutir temas importantes sobre a sucessão. É a inclusão do jovem na propriedade. É um evento importante, porque daqui sairão jovens com muito mais conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades nas propriedades”, afirma. O vice-presidente da Expodireto Cotrijal espera que a parceria com o Grupo Diário da Manhã prossiga pelos próximos anos. “O Grupo Diário da Manhã tem contribuído muito em relação a esse evento. Queremos sempre continuar com essa parceria”, enfatiza.

Cenário tecnológico

Nesta edição, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) também será parceiro da promoção. Por meio de um talk show, a entidade proporcionará uma amostragem do cenário tecnológico no agronegócio por meio de modelos que já deram certo em Passo Fundo. Ao todo, serão três empresas utilizadas como exemplos de como o aproveitamento pode ser maior com o auxílio da tecnologia.

Segundo o gestor de projetos do agronegócio do Sebrae/RS, Thales da Rocha Flores, a missão da entidade será mostrar um panorama de como funcionava a agricultura nos tempos mais antigos e como está a realidade das propriedades rurais. “Essa é a ideia central. Vamos ter essa abordagem. Como o público é mais jovem, mostrar como era a agricultura antigamente e como está agora. Como hoje o produtor pode tirar o máximo dessa tecnologia. Vamos mostrar que a inovação não é necessariamente por meio de grandes investimentos na propriedade, mas sim através de melhorias, de processos e de produção na gestão”, pontua.

Com muitos jovens dando preferência ao campo do que a cidade, Thales explica que a tecnologia e a rentabilidade fazem a diferença para essa visão. “Os jovens voltam para o campo trazendo novas tecnologias. A tecnologa está mudando de forma muito ampla no agronegócio. O público mais jovem vai permanecer se obtiver rentabilidade e também desenvolver atividades de forma mais prática e tecnológica”, considera.

Jovens mantêm o sonho de seguir na lavoura

A presença do jovem no campo é cada vez mais forte. Além de dar continuidade na sucessão familiar, os mais novos veem na lavoura a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e investir com produtos de qualidade. É o caso da família de Mauro Júnior, que possui três jovens no campo.

No quarto dia de Expodireto Cotrijal, o jovem agricultor, de 23 anos, acompanhou seu tio nos estandes da feira na procura por novidades. De Marau, os produtores rurais relatam que virou tradição para prosseguimento às atividades do campo na família. “Trabalho com meu tio há algum tempo. Ele tem dois filhos que também trabalham na lavoura. Nós gostamos e o trabalho rende em conjunto. É importante aliar a experiência dele [tio] com nós que somos mais novos e estamos sempre aprendendo”, afirma.

Com o foco na produção de alimentos e também de empregos, a família Nese, de Tenente Portela, também conta com jovem no meio rural. Gabriel Nese, de 14 anos, também acompanhou o pai, Paulo Nese, nessa quinta-feira pelo Parque de Exposições. O intuito do passeio foi observar os números do mercado e conferir as novidades expostas pela empresas. Segundo o pai, Gabriel já sabe de “tudo um pouco” do meio agrícola. “Ele tem o incentivo de casa. Hoje ele já trabalha com tudo. Planta e colhe. Ele pretende continuar, só fala nisso”, comemora o agricultor.

Para Gabriel, seguir os passos do pai é uma forma de garantir o sucesso nas três culturas cultivadas pela família: soja, milho e trigo. “Eu quero continuar no meio, penso em estudar com isso”, finaliza.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027