Agro Diário

Histórias de empoderamento

Autor: Redação Diário da Manhã
Histórias de empoderamento
Foto: Divulgação

Em meio a relatos emocionados e compartilhamento de histórias, as palestras sobre a força feminina que move o cooperativismo, contagiaram e inspiraram as mais de 150 mulheres que estiveram presentes

Com um discurso descontraído e sem protocolos a seguir, a Conselheira representante dos líderes de núcleo da região-sede da Cotrijal, Roveni Doneda foi a palestrante que mais emocionou durante o ciclo de palestras. A produtora tem 60 anos de cooperativa e é a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira.

Após dividir com a plateia os dramas que viveu ao longo de sua vida, inclusive sua luta contra um câncer de mama, a produtora rural afirmou que reconheceu uma coragem em si mesma e seguiu em frente, principalmente pela família. "Me tornei uma mulher forte, corajosa. Aprendi que temos que viver agora, porque a gente sempre quer mais, porém, não podemos só esperar pela felicidade", explicou a sábia conselheira, que valorizou a presença da mulher, tanto no agronegócio, quanto em todos os segmentos da sociedade. "Cada uma de vocês tem a sua história, seu valor. Façam o que vocês gostam, não se prendam, fiquem felizes com as coisas que vocês tem e não com o que falta", aconselhou Roveni.

De acordo com a conselheira, atualmente, são 1.200 mulheres associadas na Cotrijal porém, é preciso sempre mais. "É importante ter cada vez mais mulheres na cooperativa, porque precisamos de apoio, um comitê tem mais força que uma só associada. As associadas me dão apoio, quero fortalecer esse grupo", salientou a conselheira, que acredita que a mulher do campo é uma força.

Atitude

A analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa, ficou encarregada de falar sobre a mulher como protagonista no cooperativismo, salientando que, em qualquer área de atuação, é importante que as mulheres saibam seu valor. "Acredito que cada uma de nós somos um case de sucesso de nós mesmas, só temos que acreditar", ressaltou Ubiracy, que diz enxergar um grande potencial de mudança  e acredita que tudo pode ser transformado com amor.

A administradora de empresas, com ênfase em marketing de gestão de negócios, Michele Daandels, em sua palestra, afirma que o empoderamento não acontece só no meio urbano, acontece no rural também, o que considera animador. "Meu trabalho é em cima do empoderamento feminino, mas o empoderamento no sentido da mulher se posicionar, principalmente em relação ao machismo", comentou Michele, que também afirma que as mulheres, cada vez mais, entendem seu papel profissional, agregando para a sociedade e para si mesmas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027