Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Lavouras se distanciam da rotação de culturas

Autor: Sereno Azevedo
Lavouras se distanciam da rotação de culturas
Foto Arquivo/DM

Valor pago a produtos como milho, cevada, trigo e aveia, é apontado como um dos principais fatores do homem do campo ter abandonado o cultivo destas espécies de grãos

A rotação de culturas, a cada ano, fica mais distante das lavouras produtoras de grãos na região. Técnicos alertam para a necessidade de um planejamento de produção que insira novamente outras espécies de grãos, além da soja, que atualmente tem dominado os campos agricultáveis. O valor pago a produtos como milho, cevada, trigo e aveia, é apontado como um dos principais fatores do homem do campo ter abandonado o cultivo destas espécies de grãos produzidos no inverno e verão.

De acordo com o agrônomo, Roger Adriano Uebel, está na hora do produtor rural rever seu planejamento em relação à necessidade de um sistema de cultivo da terra com implementação da rotação de culturas, principalmente, nas culturas de verão período que predomina o plantio da soja e com algumas áreas de milho.

“O solo necessita de rotação de culturas. Precisamos incentivar o homem do campo a retomar os índices ideais deste sistema. Sabemos das dificuldades, pois hoje o mercado está voltado a preços e a soja tem levando larga vantagem, em relação aos outros produtos agrícolas. Que bom seria se tivéssemos o setor bem capitalizado e capaz de plantar 70% da área com soja e 30% com milho”, salienta o agrônomo.

Impacto positivo

Segundo ele, em média os produtores realizam a rotação de cultura em algo próximo dos 10% das suas lavouras. Como exemplo da importância do agricultor realizar uma rotação no cultivo o agrônomo cita áreas onde há escalonamento de milho e soja com índices melhores na produtividade. “Tem lavouras que este ano estão produzindo até 10 sacas a mais de soja pelo simples fato do agricultor ter realizado a rotação de culturas”, destaca Uebel.

Conforme o agrônomo, no verão, a grande vantagem na rotação de plantio soja/milho é a excelente quantidade de palha que o cereal deixa na lavoura depois da colheita. “Além disso, tem a questão do sistema de raízes do milho que atingem profundidades maiores do que a soja, melhorando a absorção de água no solo”, complementa.

Uebel enfatiza ainda a importância de plantios escalonados também no período de inverno, quando as lavouras podem ser cobertas com culturas como trigo, aveia, cevada. “São inúmeras as alternativas de espécies de grãos que podem ocupar o solo, mas como disse antes tem a questão econômica, que é muito prejudicada em função dos preços de grãos como do milho e trigo. O valor que recebem pelos cereais é a maior reclamação dos agricultores, que até gostariam de trabalhar com rotação de culturas, mas acabam desistindo em função do custo benefício”, explica o agrônomo.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027