Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Ano acumula criação de empregos

Autor: Redação Diário da Manhã
Ano acumula criação de empregos
Foto: Kleiton Vasconcellos/DM

Saldo apontado pelo Caged em Passo Fundo, nos primeiros três meses de 2018, é positivo em mais de mil vagas

Depois de três anos difíceis, a criação de empregos vem se destacando em Passo Fundo. Desde o ano de 2017 o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) vem apontando números positivos. O melhor índice até agora foi registrado no primeiro trimestre de 2018, quando mais de mil vagas foram criadas no município.

A recuperação do emprego começou a dar sinais de que ocorreria ainda em 2017, quando a balança apontou números positivos pela primeira vez em três anos. “O Microempreendedor Individual alavancou e movimentou a economia. Hoje tudo o que se encontrava no Centro, tem nos bairros, por fatores como o valor do aluguel ou a facilidade em estacionar. Isso muda todo um quadro, gerando uma corrente positiva” disse o coordenador da agência FGTAS/SINE em Passo Fundo, Sérgio Ferrari.

Ainda de acordo com Ferrari, o ano de 2018 manteve todos os índices positivos. “Foi o primeiro janeiro positivo em cinco ano, bem como fevereiro e março. No terceiro mês do ano, o saldo positivo foi de 900 vagas. Assim, o acumulado já é de 1.105 vagas positivas. A grande alavanca foi a prestação de serviços, que contribuiu com 692 vagas positivas” enumerou. Em compensação, no trimestre, o comércio fechou negativo em 82 vagas. “A indústria de transformação e a construção civil mostraram reação e vem apresentando mais contratações do que demissões” complementou Sérgio Ferrari. O número de desempregados hoje gira entre sete e oito mil pessoas – abaixo das 12 mil estimadas no auge da crise econômica, em 2016.

Diante do quadro apresentado, a expectativa é muito boa para o restante do ano. “O ano de 2018 será positivo até por sermos uma cidade que presta serviços a mais de 1 milhão de habitantes. Somos polo de comércio, serviço, educação e saúde. Com os lançamentos previstos, seja obras como a Avenida Brasil, o Aeroporto e o novo shopping, há uma geração de empregos” comentou Sérgio Ferrari.

Qualificação

Atualmente, a agência FGTAS/SINE apresenta uma oferta de 50 vagas de emprego. Contudo, está difícil encontrar mão de obra qualificada. “Na média salarial, de 50% a 60% da população recebe do piso regional a R$ 2 mil. Não temos um investimento na questão tecnológica em Passo Fundo. Quando uma empresa de ponta vem, traz mão de obra de fora. Então, os trabalhadores daqui precisam buscar qualificação profissional. Infelizmente as pessoas não aproveitaram o oferecimento dos cursos técnicos. Vemos no Sine a falta de qualificação nos candidatos. Tem uma empresa vindo de Porto Alegre que já entrevistou 20 candidatos e não aproveitou ninguém, pela falta de preparação” afirmou Sérgio Ferrari. O coordenador cita como exemplos positivos as pessoas com mais de 40 anos que, desempregadas, buscaram qualificação através dos cursos profissionalizantes ou acadêmicos.

O microempreendedor

Entre 2014 e 2016 foi registrado um número de14 milhões de desempregados no Brasil. Em Passo Fundo, esse número chegou a 12 mil pessoas, um número alto se levada em consideração a população economicamente ativa de 120 mil pessoas. Com carteira assinada, são 50 mil pessoas inscritas em Passo Fundo. O carro-chefe em Passo Fundo sempre foi o serviço e comércio. Aí surgiu o microempreendedor, que quando arriscou no seu negócio, passou a investir no comércio local, seja reformando a casa, trocando de carro. Abriu-se uma corrente. 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027