Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Parceria garante produção triplicada de silagem de milho

Autor: Sereno Azevedo
Parceria garante produção triplicada de silagem de milho
Fotos: Cotrijal/Divulgação

Cotrijal e Syngenta premiam produtor que atingiu maiores índices de produtividade do alimento destinado à alimentação do gado leiteiro

A aplicação de tecnologia na produção de silagem destinada à alimentação do gado leiteiro na região tem gerado resultados altamente positivos aos produtores. Uma parceria firmada entre Cotrijal e Syngenta há quatro anos levou conhecimento e orientação técnica objetivando incentivar a produção de leite como fonte alternativa de renda, principalmente, em pequenas propriedades rurais.

Com a finalidade de despertar interesse em melhorar a qualidade e quantidade de silagem produzida dentro da própria propriedade, a cooperativa e a empresa de insumos criaram o Concurso de Silagem de Milho, que na noite da terça-feira (8) premiou pelo quarto ano consecutivo os melhores resultados obtidos no campo. O evento reuniu na Bier Site, em Carazinho, os participantes das áreas administrativas e técnicas dos organizadores da iniciativa.

Estavam inscritos 100 produtores com tambos de leite nos municípios de Não-Me-Toque, Erechim, Santo Antônio do Planalto, Victor Graeff, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Mato Castelhano, Colorado e Getúlio Vargas. Juntos, os participantes do projeto plantaram mais de mil hectares de silagem de milho.

O vencedor

Quem comemora o resultado é o produtor Valdemiro Dubenczuk, da localidade de Rio Toldo, município de Getúlio Vargas, que recebeu o prêmio de vencedor do 4º Concurso de Silagem de Milho, com uma produção de 64.248 litros de leite por hectare de silagem. Como prêmio, o produtor ganhou uma viagem para Natal-RN e mais R$ 2.500,00.

Em uma área de 11 hectares, destinada ao plantio de milho para silagem, em média a produção de leite obtida diariamente fica entre 900 e 1.000 litros. O plantel é formado por 70 animais. “A gente trabalha buscando sempre o melhor resultado. A parceria da Cotrijal e da Syngenta está garantindo no campo o resultado de produtividade em leite”, comentou Valdemiro, feliz com o reconhecimento.

Aumento de produtividade

Participante da iniciativa técnica, o produtor de Não-Me-Toque Volmir Stalbert apresenta os números de sua propriedade de 12 hectares, com parte destinada à produção leiteira. “O manejo correto, desde o plantio das sementes até a formação da silagem, tem garantido excelentes resultados nos últimos quatro anos. Antes de participar do projeto da Cotrijal e Syngenta, era produzida uma média 35 toneladas de  massa verde por hectare de milho plantado. No ano passado, já estava produzindo 72 toneladas e este ano o resultado foi de 85 toneladas”, disse o produtor.

Segundo ele, o aumento de produtividade do alimento resultou na redução de área destinada à silagem, passando de nove hectares para sete e com a possibilidade deste ano cultivar apenas seis hectares com milho para silagem. Volmir possui 30 vacas leiteiras com produção média de 25 litros por animal por dia.

O coordenador técnico do departamento veterinário da Cotrijal, o veterinário Alan Issa Rahman, aponta a importância da bacia leiteira, principalmente, dentro das pequenas áreas rurais. “É a única fonte de renda mensal com condições de entrar o ano todo dentro de uma propriedade rural”, enfatiza o veterinário. Segundo ele, a parceria foi formada com a finalidade de incrementar a bacia leiteira, que passou a receber atenção especial com informações técnicas e insumos de alta qualidade que estão revolucionando os índices de produtividade da silagem formada com milho. “As médias saltaram de 40 toneladas para mais de 85 toneladas por hectare. Há casos onde a produção ultrapassou as 100 toneladas”, enfatiza Alan.

Produção na região

Na região de abrangência da Cotrijal a estimativa é de uma produção média diária de 1,5 milhão de litros de leite. A variação de produção por animais varia de 20 a 34 litros/dia, formando uma média geral na casa dos 25 litros. O avanço produtivo é atribuído aos investimentos na genética dos rebanhos a na alimentação adequada do gado leiteiro.

Em média são plantadas de 72 a 85 mil pés de milho por hectare. Ao falar para os produtores de leite, o superintendente de produção agropecuária da Cotrijal, Gelson Lima, destacou o momento importante da parceria com a Syngenta. “Neste evento, certamente teremos troca de informações e de experiências entre produtores e técnicos, um grande reforço para quem está na atividade leiteira. Nosso objetivo com a premiação é incentivar a rentabilidade e sustentabilidade das propriedades”, disse o superintendente. O evento destacou os 12 produtores com maiores índices de produtividade de silagem de milho.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027