Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Unidades prisionais receberão alimentos da agricultura familiar

Autor: Matheus Moraes
Unidades prisionais receberão alimentos da agricultura familiar
Foto: Divulgação

Convênio assinado nessa quinta-feira (10), em Porto Alegre, busca o fortalecimento dos produtores rurais e das cooperativas do Estado. Diversos presídios da região serão contemplados

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na descentralização das cooperativas, a secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo assinou um novo convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A assinatura ocorreu no gabinete do Governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, nessa quinta-feira (10). O investimento do contrato é de R$ 9,29 milhões.

A iniciativa possibilita que 40 cooperativas da agricultura familiar devem fornecer alimentos para a demanda de Unidades Penitenciárias de 37 municípios gaúchos. Entre as penitenciárias que serão beneficiadas com o PAA, estão as unidades de Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Getúlio Vargas e Lagoa Vermelha.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, o convênio é uma forma de atender a demanda da Secretaria de Segurança e de promover o desenvolvimento da agricultura familiar. “A gente busca esse fortalecimento da produção e atender a questão social dos presídios. Nós buscamos, desta vez, descentralizar os serviços, para não somente ajudar o produtor, como também a segurança. Uma ponta e a outra serão beneficiadas”, afirma.

Nessa quinta-feira, os primeiros contratos já foram assinados pela secretaria estadual. A partir de agora, com chamamento público, as cooperativas podem se habilitar, desde que estejam alinhadas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Minetto, a secretaria espera que a logística seja a mais rápida possível para que as cooperativas já comecem a fornecer os alimentos às unidades prisionais. “Estamos assinando contratos. Tem o tempo de entrega a ser apresentado para montarmos toda logística. Com as cooperativas assinando o contrato, estando em condições de fazer a entrega, já esperamos que seja realizado num curto prazo”, prevê o secretário.

Cidades contempladas:

Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Iraí, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Sarandi, Erechim, Getúlio Vargas, Passo Fundo, Carazinho, Vacaria, Lagoa Vermelha, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires, Porto Alegre, Guaíba, Arroio do Ratos, Charqueadas, São Jerônimo, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027