Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Trânsito seguro passa por mudança no comportamento

Autor: Édson Coltz - Victor Ferreira
Trânsito seguro passa por mudança no comportamento
Foto: Victor Ferreira/DM

O Maio Amarelo neste ano tem um novo tema: “Nós somos o trânsito”, para instigar a população a assumir suas responsabilidades. Acidentes presentam a nona causa de mortes em todo o mundo

A conscientização dos usuários do trânsito na comunidade de Passo Fundo é um dos objetivos do movimento Maio Amarelo, que nesta 5º edição adotou o tema “Nós somos o trânsito”. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta da campanha é ressaltar que todos devemos assumir nossas próprias responsabilidades no trânsito, seja quando motorista ou pedestre.

Segunda a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Raquel Rubio, quase 90% dos problemas registrados nas vias tem relação com o comportamento humano. “Nós esquecemos de assumir nossas responsabilidades, nós fazemos o trânsito, e o Maio Amarelo é um momento de reflexão, para chamar a atenção, para sensibilizar”, ressalta Raquel.

O trânsito de Passo Fundo tem diversos desafios a serem superados que vão além do quesito estrutural, conforme frisa o representante do Núcleo de Educação para o Trânsito, Emerson Drebes. “Nós somos o trânsito, temos que fazer parte deste assunto. E a sensibilização e a mudança de comportamento é o que vai fazer diminuir os números de acidentes. As estatísticas mostram que a maioria dos acidentes ocorrem por excesso de velocidade, álcool ao volante, ultrapassagem em lugar indevido, que acaba causando mortes, pessoas com sequelas para o resto da vida, danos materiais”, alerta.

Sobre o Maio Amarelo

É um movimento que foi criado junto à Década Mundial de Segurança no Trânsito (2011-2020), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e propõe o debate entre a comunidade para tentar diminuir os acidentes.

Com o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, os quais, respectivamente, tratam de temas como o câncer de mama e de próstata, o “Maio Amarelo” estimula atividades voltadas à conscientização das pessoas, seja motorista ou pedestre, ao debate das responsabilidades de cada um, e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus trajetos diários no trânsito.

A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década Mundial de Segurança no Trânsito”, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano em 178 países. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Se nada for feito, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, passando assim para a quinta maior causa de mortalidade, e 2,4 milhões, em 2030.

As ações são pautadas por conscientização junto aos motoristas nas ruas e seminários. Detalhes no site

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027