Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Demarcação de vagas no estacionamento terá sequência

Autor: Redação Diário da Manhã
Demarcação de vagas no estacionamento terá sequência
Foto: Rodolfo Silva/ DM

Diretor de Trânsito avalia como positivos os primeiros resultados com a mudança implementada em algumas quadras do Centro da cidade

As mudanças que obrigam os motoristas a utilizarem o estacionamento em área central da cidade de forma racional e coletiva começam a dar resultado. A avaliação é do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Carazinho, Marcos Soares. A demarcação de espaço por veículo, com até 6 metros, facilita a fiscalização e punição dos maus motoristas, que costumeiramente colocavam o carro ocupando bem mais do que o necessário.

De acordo com Soares, numa primeira etapa foram demarcadas as quadras centrais da Avenida Flores da Cunha, com o objetivo de inserir nos motoristas de forma gradual à cultura de observarem e respeitarem as regras de uso coletivo das vagas de estacionamento das avenidas e ruas da cidade.

“O resultado no primeiro mês de estacionamento demarcado é bom, pois a grande maioria já está observando e cumprindo a regra. Infelizmente, ainda existem aqueles motoristas que não observam a mudança e acabam estacionando fora da demarcação. Com o passar do tempo certamente teremos praticamente 100% dos carros estacionados conforme a regra. Poderemos ter casos de motoristas de outras cidades que desconheçam o objetivo da pintura, que demarca espaço”, salienta Soares.

Mais quadras demarcadas

Conforme o diretor de trânsito, o projeto terá sequência nos próximos dias com a ampliação da demarcação na Flores da Cunha, Alexandre da Motta, Bernardo Paz, 1° de Maio e Avenida Pátria. “Recebemos equipamento de pintura que agilizará a realização da demarcação,” disse Soares.

O diretor de trânsito estima que a adequação limitando espaço aos veículos aumentará em até 10% a quantidade de vagas na área central da cidade quando todo o processo de pintura estiver concluído.

Estacionamento rotativo

Outro ponto que deverá ser melhorado, de acordo com o diretor, é o sistema rotativo de estacionamento da área azul. “Por meio de uma licitação deveremos contratar uma empresa que fará o controle de toda a área azul de Carazinho, como a cobrança e fiscalização. Não teremos mais o problema dos motoristas que estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final do dia”, disse Soares.

Conforme o diretor as vias centrais da cidade recebem uma carga muito grande de movimento de veículos, que muitas vezes circulam à procura de estacionamento, mas não conseguem vagas. “Medimos a quantidade de carros que circula, por exemplo, na Rua Pedro Vargas entre às 7h e às 18h. Chegamos a um total de 3.040 veículos por dia,” destaca o diretor de trânsito.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027