Geral

O frio que o comércio esperava

Autor: Édson Coltz - Victor Ferreira
O frio que o comércio esperava
Foto: Arquivo/DM

Setor lojista acredita que as temperaturas baixas devem estimular um acréscimo de 8% nas vendas

A chegada do frio era aguardada há semanas pelos lojistas gaúchos, que já estavam com as vitrines alusivas ao inverno montadas. O clima que faltava para estimular o cliente a ir em busca de um novo cobertor, um aquecedor ou uma peça de roupa mais quente agora é realidade e gera boas perspectivas aos empresários.  De acordo com levantamento do Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), as projeções indicam um crescimento na comercialização de produtos entre 6% a 8% na comparação com o mesmo período de 2017.

“O frio precisa se manter para que tenha um maior interesse na população de comprar roupas para esta estação mais fria”, pondera a vice-presidente do Sindilojas de Passo Fundo, Sueli Morandini Marini. Mesmo com a previsão do tempo indicando que a temperatura deverá aumentar na próxima semana, os lojistas ainda esperam um inverno mais regular para assim ter um crescimento nas vendas. Até o momento, as peças mais vendidas são casacos, blusões e mantas. Junta-se aí a maior procura por aquecedores e cobertores, por exemplo, e como resultado há uma grande cadeia produtiva sendo movimentada no período.

Além do clima, a FCDL aponta aspectos como o aquecimento da economia e o aumento do poder de consumo da população como estimulantes ao acréscimo nas vendas.

Frio até sexta-feira

Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o clima vai começar a esquentar a partir de sexta-feira (25), aumentando gradativamente as temperaturas até a chegada do inverno no dia 21 de junho. A probabilidade é que nesta semana as manhãs ainda tenham baixas temperaturas com possibilidade de geada e as tardes mais ensolaradas, sem risco de chuva. Neste ano, adianta Sampaio, o inverno promete ser mais rigoroso que o de 2017 e a chuva deve ficar abaixo da média, principalmente no final do outono.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027