Estado

Em busca de alternativas para reduzir o impacto do desabastecimento

Autor: Fonte externa
Em busca de alternativas para reduzir o impacto do desabastecimento
Foto: Divulgação

Segundo Cairoli, o Comitê avalia a cada hora a situação nos principais pontos do Estado para garantir a normalidade das operações de segurança e transporte

Minimizar os impactos do desabastecimento das cidades gaúchas e normalizar a circulação de produtos essenciais como remédios, alimentos perecíveis, combustível e insumos químicos para água potável: esses foram os principais aspectos abordados nas quatro reuniões realizadas nesse sábado (26) entre o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, secretários e grupos de trabalho. A iniciativa para os encontros foi do Gabinete de Crise, instituído pelo governador José Ivo Sartori e que tem por finalidade monitorar e buscar soluções aos efeitos provocados por cargas paralisadas nas rodovias.

Até o final da tarde de sábado, a greve dos caminhoneiros concentrava 87 pontos de paralisação. A prioridade da coordenação da Defesa Civil estadual, já a partir deste domingo (27), é executar ações integradas nas áreas da Saúde, Transporte, Segurança e Agricultura. Um Centro de Informações funciona no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública para identificar as necessidades imediatas de atendimento, apoio ou mesmo desobstrução de vias de acesso para itens emergências.

O número de municípios gaúchos que decretaram situação de calamidade pública aumentou para 407, incluindo a capital. A Defesa Civil realizou levantamento em cada área, como transporte de combustível por comboio para ambulâncias, viaturas e transporte coletivo. Para o coordenador da Defesa Civil Estadual e do DCCI, Cel. Alexandre Martins, todos têm o consenso de que o transporte de produtos de emergência é essencial. "Por isso, descartamos resistência dos movimentos", afirmou.

No DCCI, 50 integrantes da Defesa Civil e agentes de segurança foram orientados para os procedimentos em ocorrências emergenciais. Segundo o vice-governador, o Comitê avalia a cada hora a situação nos principais pontos do Estado para garantir a normalidade das operações de segurança e transporte. "Estamos monitorando e atentos aos movimentos. O contingente da Brigada Militar nas operações não será afetado no policiamento dos municípios", pontuou.

O procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, explicou a base legal de atuação junto aos movimentos, em acordo com a medida cautelar expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para reintegração de posse de rodovias, a partir de ações coordenadas com a Segurança Pública. Já o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, relatou as urgências envolvendo laticínios, frigoríficos, transporte de cargas vivas, ração para animais, deterioração de alimentos retidos nas estradas e abastecimento junto à Ceasa.

Ainda no Palácio Piratini, Cairoli reuniu-se com o grupo de trabalho da área da Saúde, com o secretário Francisco Paz, para diagnóstico e condução das ações em hospitais. A gravidade está nos centros de hemodiálise, acúmulo de lixo hospitalar, combustível para ambulâncias e transporte de exames, soros, sangue e alimentos, além da preocupação com infecção hospitalar diante da falta de produtos nas unidades de lavanderia.

Nos próximos dias, novos levantamentos serão produzidos no DCCI para intensificar ações caso permaneça o desabastecimento no Estado.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027