Meio Ambiente

UPF promove exposição de fotos das catadoras da Coama

Autor: Redação Diário da Manhã
UPF promove exposição de fotos das catadoras da Coama
Foto: Natália Fávero/UPF

Exposição, que iniciou na terça-feira, 12 de junho, tem como objetivo mostrar o trabalho das mulheres da Coama, responsáveis pelo manuseio dos materiais recicláveis

As fotos das catadoras da Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama) são tema de exposição durante o Mês do Meio Ambiente. A ação é uma proposta do Programa Comunidades Sustentáveis e do projeto de extensão “A leitura de mundo e da palavra no galpão da Coama”, vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). A exposição pode ser conferida no hall do prédio da Faed, Campus I, da UPF.

O nome da exposição é “Quem são essas trabalhadoras invisíveis?”. A ideia é mostrar o trabalho das mulheres da Coama, responsáveis pelo manuseio dos materiais recicláveis. A orientadora da exposição é a professora do curso de Artes Visuais da UPF, Cilene Maria Potrich, que conta com o auxílio dos alunos bolsistas Paidex, Geisi Decarli, do curso de Artes Visuais, e Cristiane Romero de Oliveira, do curso de Pedagogia. “É difícil as pessoas conhecerem uma catadora. Geralmente, elas são invisíveis aos olhos da sociedade. O objetivo é dar visibilidade a essas mulheres, que são extremamente dignas. Trabalham para ganhar dinheiro para sobreviver, mas elas também têm a percepção que se não fizessem esse trabalho, talvez a cidade fosse mais suja, o rio receberia mais lixo”, comenta a professora Cilene.

Desde fevereiro de 2017, a professora Cilene e suas alunas desenvolvem atividades de Arteterapia e Arte-Educação na Cooperativa, como forma de resgatar a autoestima, o respeito e a admiração por si mesmos e também pelos demais colegas com quem trabalham. Maria Carmelinda da Rosa é uma das catadoras que há mais tempo trabalha na Coama. “A gente é catadora porque a gente precisa trabalhar para pagar as contas e para viver. Faz 10 anos que eu trabalho aqui. Desde que entrei, nunca saí da Coama”, declara Maria, no texto abaixo da sua foto na exposição.

A importância da reciclagem do lixo e do papel das recicladoras também é destacada. “Ser catadora é olhar para aquilo que para os outros é lixo, pra nós é dinheiro, é o nosso sustento. O material que reciclamos paga minhas contas, paga minha comida. O lixo pra nós é uma mina de ouro”, ressalta a catadora Eliane de Moraes.

As fotos foram feitas pelos fotógrafos Guilherme Benck e Fabiana Beltrami. O projeto de extensão “A leitura de mundo e da palavra no galpão da Coama” é coordenado pela professora da Faed Elisabeth Maria Foschiera.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027