Política

PSB gaúcho quer retomar corrida ao Senado

Autor: Daniel Rohrig
PSB gaúcho quer retomar corrida ao Senado
Foto: Daniel Rohrig/DM

Após interromper a campanha em 2014 para concorrer ao cargo de vice-presidente da República na chapa de Marina Silva, Beto Albuquerque é oficializado como pré-candidato ao Senado pela sigla

A palavra “retomada” foi a mais utilizada pelo pré-candidato ao Senado Federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Beto Albuquerque, durante a entrevista concedida ao Grupo Diário da Manhã nessa terça-feira (19). E são muitos os motivos para tanto, segundo ele. O primeiro, e principal, é que Beto começou a disputa eleitoral de 2014 mirando uma das vagas do Senado, mas teve que abandonar a campanha após o falecimento do então candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos. Beto assumiu, portanto, a tarefa da concorrer à vice-presidência na chapa liderada por Marina Silva na época. “Por militância, por respeito e por compromisso que eu tinha com o Campos, aceitei o desafio proposto pelo partido naquela ocasião. Então, agora, é uma retomada daquela candidatura, dessa vontade de integrar o Senado, que é a representação dos estados na esfera federal. E como tudo começou aqui em Passo Fundo, essa nova trajetória precisou começar aqui outra vez”, disse Beto, sobre ter escolhido a cidade para iniciar sua pré-campanha.

Na última semana, o Diretório Estadual da sigla oficializou o nome de Beto como pré-candidato ao Senado em 2018. Os socialistas também aprovaram, por maioria, a permanência na base do governo Sartori e o apoio ao governador na sua pré-candidatura à reeleição. Nos últimos quatro anos, Beto relata que, como vice-presidente nacional do PSB, precisou trabalhar em conjunto para reestabelecer a unidade do partido após a morte de Eduardo Campos. “Estamos chegando nessas eleições bem estruturados. Vamos disputar dez governos estaduais, dez vagas ao Senado e nossa meta é eleger 45 deputados na Câmara Federal. Alicerçamos essa visão de crescimento pelo nosso próprio desempenho em 2016, na qual fizemos 14 milhões de votos”, cita. Com este contexto, o pré-candidato se diz confiante para assumir o papel de senador. “Depois desses anos todos de militância, levando em consideração minha trajetória na política, creio que vamos poder travar no Senado uma batalha em defesa dos interesses gaúchos. Vamos ser a linha de frente. E o primeiro desafio é a repactuação da dívida. Nós temos uma liminar no STF, mas não temos essa renegociação e a pauta se torna questão de vida ou morte, pagar ou não pagar R$ 3 bilhões por ano para a União nos próximos anos”, relata Beto.

A visão municipalista também deve integrar a agenda de um possível mandato de Beto no Senado, a partir da proposição da revisão do pacto federativo e na remodelação do mecanismo quanto aos repasses de recursos e de atribuições entre Municípios, Estados e União. O pré-candidato citou ainda que a saúde, uma de suas bandeiras tradicionais, também norteará as discussões em Brasília. “Aqui, entra o apoio na luta contra o câncer, a todo o sistema hospitalar, que inclusive aqui em Passo Fundo nós destinamos recursos para os hospitais como o HSVP, o HC, o Hospital de Olhos Lions, entre outras instituições da nossa região”, destaca.

No âmbito de candidaturas à Presidência, após perder o nome de Joaquim Barbosa como candidatura própria, o PSB estuda apoiar candidatos que considera mais alinhados com o discurso do partido, dentre eles, Ciro Gomes (PDT). “É muito cedo ainda para declararmos algum apoio, mas chegará o momento que vamos precisar escolher um lado e será o lado que tiver propostas factíveis, sem demagogia, pois o país precisa de cabeças que pensem o futuro, para frente, não podemos esperar que as mesmas ações possam convergir em resultados diferentes, pois isso é impossível. Temos que demonstrar essa vontade nas urnas”, finaliza Beto.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027