Geral

Uma vida em prol da comunidade

Autor: Redação Diário da Manhã
Uma vida em prol da comunidade
Foto: Arquivo Pessoal

Em mais de oito décadas de vida, trajetória de Clélia Fontoura Martins Pinto sempre esteve baseada na atenção ao próximo e voltada ao trabalho social

Por meio de depoimentos emocionados, a principal característica citada de Clélia Fontoura Martins Pinto foi o voluntariado e o prazer em servir a comunidade. Integrante do Lions Clube Independência e esposa de um dos principais líderes do movimento leonístico da região, Dyógenes Martins Pinto, sempre esteve lado a lado de campanhas e ações sociais.

Ivan de Freitas, administrador Hospital de Olhos

É uma perda irreparável. A Dona Clélia era uma líder nata, tanto do Lions como pessoa, como amiga, sempre tinha alguma palavra de conforto, com o pensamento de ajudar ao próximo sem olhar a quem. Para o Hospital de Olhos também é uma perda muito grande. Estava sempre movida a ir em busca de promoções, de atividades para angariar fundos para o Hospital. No âmbito do Lions Clube, foi uma companheira inigualável, dedicada ao Lions Clube Independência, motivando a todos para a realização de promoções. Uma pessoa extremamente amiga, leal, que sempre estava disposta a ajudar. A Clélia sempre estava atenta a tudo o que acontecia no Hospital de Olhos, saber como estava andando, como ele estava se desenvolvendo em suas atividades do dia a dia. O Dyógenes lançou a semente que frutificou e se transformou em um hospital referência. Do lado dele, estava a Clélia em todo o processo, desde a idealização até a inauguração e depois o funcionamento. Acompanhou tudo bem de perto. É impressionante como todo mundo se sentia confortável com a amizade dela. Estamos muito tristes com essa perda”.

Adelvino Parizzi, vice-presidente do Hospital de Olhos

“Nós sentimos muito o falecimento da Dona Clélia, uma mulher dinâmica, sempre disposta a trabalhar pelo bem da comunidade. Eu conheci ela, assim como conheci o Dyógenes, há vários anos. Ela sempre esteve presente no movimento leonístico, participando de todos os tipos de campanhas, principalmente as ações que beneficiavam o Hospital de Olhos. Até os últimos dias dela, jamais se afastou da instituição. Clélia vai nos fazer falta, porque nós contávamos com ela a todo instante e a todo momento e ela estava sempre presente. O Lions Clube sempre pode contar com a presença da Clélia nas convenções, reuniões distritais do LD-7 e sua participação era sempre muito cativante. O Lions Clube Passo Fundo Centro completa sessenta anos e foi o clube que acolheu o Dyógenes e a Clélia logo no início com uma participação efetiva nos trabalhos comunitários. Um fato que não podemos deixar de lembrar toda vez que lembrados dela. Agora, na lembrança, fica o legado, fica a lembrança, fica o exemplo de vida dela.

Para a gente ter uma ideia, ela sempre manteve um grupo de mulheres que se encontravam por diversas vezes. Era ela quem incentivada e mobilizava para que isso acontecesse. Eram pessoas envolvidas para o desenvolvimento de campanhas, cito aqui a do artesanato, que acontece de tempos em tempos para angariar fundos. É isso que ela deixará para nós, possui uma belíssima família que vai dar continuidade a este trabalho”.

Presidente do Lions Clube Carazinho Glória e ex-governadora do Distrito L D-7, Maria de Lourdes Gobbi, a Luli

 “É com bastante pesar que a gente recebe essa informação. Clélia, como esposa do nosso grande líder leonístico e social, Dyógenes Auildo Martins Pinto, foi um baluarte muito forte dentro do leonismo e me constrange muito saber da sua morte, considerando que em maio tivemos uma grande convenção dos distritos múltiplos do Lions, que reuniu Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E ela estava lá. Inclusive hospedando uma grande amiga e companheira dela que veio de Balneário Camboriú porque foi feita uma homenagem ao seu esposo nesse evento em Passo Fundo. E ela esteve presente nos eventos. Clélia foi uma pessoa marcante dentro do leonismo, participando de todos os eventos, dentro do seu clube e fora. Uma pessoa com uma liderança muito forte e que soube viver momentos importantes, inclusive o seu querido esposo Dyógenes faleceu durante um evento de Lions no exterior, em uma convenção internacional, quando em um desfile se sentiu mal e teve falecimento naquela ocasião. Ela continuou firme e forte dentro do movimento e sempre muito disposta, otimista e motivadora. Realmente a família perde, o jornal Diário da Manhã perde, a rádio Diário perde, a nossa comunidade leonística perde. É uma liderança ímpar. E é com muito sentimento que o Lions Clube Carazinho, e nós, em particular, eu e meu esposo, recebemos essa notícia.”       

Presidente do Lions Clube Carazinho Centro, Vilmar Heuerter

 “É de fundamental importância a passagem dessa família no Lions porque seu Dyógenes foi um dos fundadores do Hospital de Olhos, em Passo Fundo, e até hoje o Lions mantém uma parceria lá para as nossas atividades. Executamos trabalhos de auxílio às pessoas necessitadas e, para nós, isso tem um grande valor. Todos os Lions de Carazinho e região ajudam o Hospital de olhos de Passo Fundo. Uma obra que é muito importante.”

Presidente do Lions Clube Carazinho Industrial, Catia Lermen

 “Na verdade eles são muito inspiradores, porque o companheiro Dyógenes Martins Pinto foi um dos idealizadores do Hospital de Olhos. Então, vemos como as comunidades são atendidas a partir da idealização deles. São pessoas muito dignas e inspiradoras. E ela com certeza fará muita falta para toda a família leonística. Pretendemos seguir sempre os passos deles.”

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027