Política

Mesários têm até o final de agosto para retirar convocação

Autor: Édson Coltz - Rebecca Mistura
Mesários têm até o final de agosto para retirar convocação
Foto: Arquivo/DM

Passo Fundo terá 1.684 voluntários nas 421 seções eleitorais, que atuarão no primeiro e segundo turno das eleições

A nomeação dos mesários para as eleições que ocorrem em outubro já começou. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cerca de dois milhões de pessoas atuem como membros das mesas receptoras no país e o prazo final para a nomeação dos cargos de presidente, primeiro e segundo mesário e secretário é dia 08 de agosto. Em Passo Fundo, serão convocados 1.684 para as 421 seções eleitorais do município.

O chefe da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin, informa que ainda essa semana será publicado um edital de chamamento para que os cidadãos que serão mesários retirem a convocação. Guadagnin informa que aqueles que não a retirarem no Cartório Eleitoral receberão a carta via Aviso de Recebimento (AR). O prazo de retirada da convocação é até o final do mês de agosto.

Em caso do voluntário não poder comparecer no dia do pleito, e já sabendo previamente, o chefe informa que a pessoa deve encaminhar uma justificativa direcionada para a juíza eleitoral que vai analisar o caso. “Se o não comparecimento ocorrer no dia da eleição, o presidente da seção vai denominar um dos nomes que estão na fila, a partir de orientação feita ao presidente para qual perfil ele deve priorizar”, explica Guadagnin. “Nesse caso também deve haver justificativa encaminhada à juíza e em caso de não ser acatada, poderá ocorrer multa”.

Passo Fundo conta com duas zonas eleitorais, sendo que a 33ª Zona abrange os municípios de Pontão e Coxilha e a 128ª Zona, engloba Ernestina e Mato Castelhano. Conforme informações do Cartório Eleitoral, os quatro municípios terão, no total, 144 mesários atuando no dia do pleito.

Como funcionam os trabalhos

As mesas são formadas por presidente, primeiro e segundo mesários, dois secretários e um suplente. Cabe aos membros das mesas receptoras organizarem os trabalhos das seções eleitorais do início da votação (8h) até o encerramento (17h). Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura e liberam a urna para o voto. Na seção eleitoral, o presidente é a autoridade máxima, responsável pelo sigilo do voto de cada eleitor e pela tranquilidade da votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

Quem pode ser mesário

Eleitores a partir dos 18 anos em situação regular podem ser convocados para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes consanguíneos e por afinidade até segundo grau. Também não podem ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerça função executiva, os policiais, os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os integrantes do serviço eleitoral.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027