Saúde

Hemopasso registra queda de 30% nas doações de sangue

Autor: Redação Diário da Manhã
Hemopasso registra queda de 30% nas doações de sangue
Foto: DM/Anderson Favero

O pouco interesse dos doadores, segundo a instituição, tem relação com as baixas temperaturas. Maior carência é pelo sangue do tipo O negativo

Anderson Favero
redacao.carazinho@diariodamanha.com


A doação de sangue é um gesto nobre que deve ser praticado todo o ano junto às unidades que fazem a coleta do material. O objetivo é garantir os estoques, principalmente nos períodos festivos e em feriados. Nesta época do ano, entretanto, a forte presença do frio tem dificultado o comparecimento de doadores no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso).

A instituição é responsável por atender 139 municípios da região, inclusive o Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). “As doações neste período de frio e chuva caem em média 30%, isso porque dificulta muito a vinda das pessoas até a instituição. É um dos períodos mais críticos, a exemplo das férias escolares de final de ano”, pontua Claudete Mistura Doro, coordenadora geral do Hemopasso.

Nesse contexto, a maior carência é pelo sangue do tipo O negativo, que, segundo Claudete, é a maior demanda nas grandes emergências por ser um sangue universal. “Todos os tipos sanguíneos são extremamente importantes, pois como atendemos 46 hospitais na região a demanda é grande. Contudo, o tipo O negativo sempre é o mais procurado por ser universal. Nesse sentido, precisamos muito de doações”, explica a coordenadora.

Estoques em Carazinho

Em Carazinho, no entanto, não há redução de estoques nesse período, pois o recebimento de sangue ocorre com base na demanda, para que não ocorra a falta e nem a sobra de materiais. No entanto, a enfermeira supervisora da agência transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, reforça o pedido para que a população faça a doação nessa época em que os estoques tendem a diminuir.

- É comum termos essa redução no número de pessoas interessadas em fazer a doação de sangue em virtude do frio. É justamente por isso que estamos reforçando o pedido para que a população compareça ao Hemopasso e faça esse gesto que pode salvar vidas - ressalta.

Por dia, a demanda do HCC é de 13 a 15 litros de sangue. Contudo, existem os dias atípicos, como ontem (11), quando a demanda ultrapassou os 30 litros. “Na rotina do hospital, temos os dias em que a necessidade dos pacientes é maior. Isso tem relação com as cirurgias realizadas, os atendimentos na emergência, entre outros fatores”, explica Mari.

Seja um doador

Tendo em vista que o município não faz a captação de sangue, a população carazinhense interessada em doar deve se dirigir ao Hemopasso, localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055, no Centro de Passo Fundo. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30min. A exceção são as últimas quartas-feiras de cada mês, nas quais o atendimento acontece das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Aos sábados, as doações são permitidas somente com pré-agendamento, das 7h às 11h. Nesse caso, o agendamento deve ser feito pelos telefones (54) 3311-1427 ou (54) 3311-5555.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos caso seja a primeira vez que vai doar e até 69 anos para quem já é doador. Além disso, é preciso pesar acima de 50 quilos, estar alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal para doar.

Quem não pode doar sangue

Não serão aceitas doações de pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue. Outros critérios são avaliados na triagem clínica e seguem a legislação vigente e protocolos internos, os quais visam a segurança de quem doa e de quem recebe. A próxima campanha para incentivar a doação de sangue em Carazinho está prevista para 11 de agosto, em parceria com o Hemopasso.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027