Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

Tucanos defendem reorganização do Estado na corrida ao Piratini

Autor: Daniel Rohrig
Tucanos defendem reorganização do Estado na corrida ao Piratini
Foto: Daniel Rohrig/DM

Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do RS pelo PSDB, aposta em parcerias público-privadas e na reformulação da máquina pública para amenizar crise financeira gaúcha

Depois de quase oito anos longe do comando do Piratini, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) busca novamente emplacar uma nova eleição a nível estadual. Desta vez, aposta em uma liderança jovem para alcançar tal feito. O ex-prefeito de Pelotas e atual pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Leite, de 33 anos, percorre o Rio Grande do Sul em busca de garantir alianças para a disputa eleitoral de outubro. O político é presidente estadual da sigla e esteve em Passo Fundo nessa sexta-feira (20) para participar de um evento com empresários e lideranças políticas locais. O partido integrava a base e ocupava cargos no governo de Sartori (MDB) até o início deste ano, quando decidiu deixar o Executivo e trabalhar para viabilizar uma candidatura própria. Leite visitou o Grupo Diário da Manhã acompanhado de correligionários e apoiadores.

A principal pauta da conversa foi a grave crise financeira estadual, que deverá ser um dos principais desafios de quem for eleito para assumir o governo. Quanto as possíveis soluções, Leite aposta em replicar em nível de estado a estratégia adotada na administração de Pelotas. “É estratégico sanar o problema da folha do funcionalismo, até porque não podemos falar de segurança pública, por exemplo, sendo que quem presta este serviço vive uma insegurança e uma incerteza do recebimento dos salários. E isso se replica em diversos setores, como no comércio e nos serviços. Nós vamos encabeçar uma revisão da carreira dos servidores para poder conter o crescimento vegetativo. É o único Estado que gasta mais com aposentados do que com servidores ativos. Em Pelotas, nós articulamos a reorganização das finanças, logo do primeiro ano, para poder pagar no mês certo”, argumenta o pré-candidato.

Leite defende a desburocratização do Estado, para que a partir disso, o Rio Grande do Sul volte a ser atrativo para conseguir novos investimentos e desenvolver a competitividade econômica. “O RS é famoso nacionalmente por demorar mais para conceder licenças e alvarás. É mais burocrático e por isso precisamos ver os bons exemplos dos outros estados e importar para nós aqui também”. Conforme pontuou, “a tecnologia é uma grande aliada na condição de abreviar o processo burocrático, bem como novos processos, como por exemplo, licenças de adesão e compromissos onde o empreendedor lança a documentação, já tem a sua aprovação e o Estado reforça a fiscalização, mas não poda, na origem, a energia de quem quer empreender”.

Caso eleito, o pré-candidato tucano afirma que já nos seis primeiros meses apresentará na Assembleia Legislativa os primeiros projetos que objetivarão a reestruturação do RS, tanto no viés econômico quanto no tributário. “Vamos começar com a proposição das primeiras concessões de infraestrutura, com o ataque forte contra as dificuldades da burocracia no nosso Estado, a pauta de desenvolvimento econômico e competitividade. Mesmo que nós só tenhamos a noção real da situação financeira estando no governo, nós já prevemos uma gradativa redução da carga tributária, principalmente para aliviar os gaúchos empreendedores”, destacou. Na segurança pública, o PSDB propõe uma ação a nível estadual com a integração das polícias e no estímulo que todos os municípios estabelecem planos de segurança a nível local. O tucano garante a incorporação de reforço no efetivo já no primeiro ano de governo.

Eduardo Leite é o pré-candidato mais jovem ao Piratini, com 33 anos. A convenção estadual da sigla ocorre no próximo dia 5 de agosto, último dia previsto para definir os candidatos de acordo com o calendário do TSE. Até o momento, o partido já articulou alianças com o PTB, PPS e PHS.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027