Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Economia

Dia dos Pais indica o “clima” para vendas no 2º semestre

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Dia dos Pais indica o “clima” para vendas no 2º semestre
Foto: Caetano Barreto/DM

Data comemorativa é vista pelo comércio como um termômetro da intenção do consumidor

Comemorado no segundo domingo de agosto (12), o dia dos pais normalmente tem uma recepção mista pelo mercado. Mesmo com uma variação no nível de otimismo dos varejistas, existe um consenso no setor de que a data, devido até mesmo por sua posição no calendário, serve como uma indicação de como o comércio absorveu o semestre e, principalmente, como ele vai se comportar na próxima metade do ano.

Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), encomendado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), informa que 91% dos consumidores deve realizar alguma compra para presentear o seu pai, dado levemente superior aos 55% de entrevistados que realizaram compras na mesma data em 2017. A expectativa, segundo o CNDL, é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra no período, o que deve movimentar uma cifra aproximada de R$ 13,9 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Frio traz otimismo

Em Passo Fundo e região, essa perspectiva é maior, e ganha ânimo graças a um fator típico de nossa realidade: o clima. “Essa é a terceira melhor data de vendas no comércio, e os lojistas estão muito animados, inclusive com essa extensão do frio que vem durando várias semanas, o que aumenta bastante a venda de vestuário e calçados, algo que inclusive já vem acontecendo”, analisa a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL), Carina Sobiesiak. O levantamento do CNDL confirma essa tendência, citando que os itens mais procurados para agradar os pais devem ser as roupas (50%), seguidos dos perfumes e cosméticos (32%), calçados (28%) e acessórios (27%), como cintos, carteiras, relógios e meias. Outros presentes tradicionais incluem ferramentas (10%), artigos esportivos (10%), e nos últimos anos, os smartphones (10%).

Boa fase mesmo com economia estagnada

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) elaborou um estudo sobre os fatores que influenciam as compras no Dia dos Pais, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Banco Central. Entre essas variáveis importantes estão a taxa de desocupação no Estado (8,50% no 1º trimestre), massa real de salários (-1,83% no confronto com o 1º trimestre de 2017), intenção de consumo das famílias (74,7 pontos), nível de comprometimento da renda com dívidas (20,02%), taxa de juros à pessoa física ao ano (53,79%), inadimplência de pessoa física (5,04%) e inflação (IPCA) em 12 meses (4,98%).

Mesmo com a inflação subindo, a valorização do salário diminuindo e uma intenção de compra tímida, Sobiesiak revela que a fase é boa para os negócios. “Os lojistas já estão com vários descontos e promoções para atrair esse consumidor, e nós esperamos aqui um crescimento nas vendas em torno de 4% a 6%, em relação ao mesmo período do ano passado. O valor das compras está aumentando, as pessoas estão querendo gastar um pouquinho mais esse ano”. A pesquisa do CNDL registrou que, do total de potenciais compradores, 40% disseram que planejam gastar a mesma quantia que no ano passado, e que 32% dos entrevistados acreditam que vão gastar mais.

Pelos dados do CNDL, entre as pessoas que vão às compras, o valor desembolsado com o total de presentes será, em média, de R$ 149,27. De acordo com o levantamento, a maior parte (50%) dos entrevistados pretende comprar apenas um presente para o Dia dos Pais. Os que vão adquirir dois presentes somam 34% da amostra. A presidente do CDL Passo Fundo lembra para não deixar o presente para última hora. “Cada comerciante é livre para definir o horário, mas no sábado, normalmente, as lojas ficam abertas até às 17 horas”.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027